sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

QUANTO MENOS, MELHOR.


Médicos aconselham reduzir consumo de sódio e aumentar o de potássio
 Uma pitada a menos de sal e uma a mais de potássio. Essas são as novas orientações da Organização Mundial da Saúde para reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Agora, o limite máximo de consumo é menos de dois gramas de sódio, ou menos de cinco gramas de sal, por dia, o equivalente a menos de uma colher de chá rasa. Até então, a orientação era de dois gramas de sódio diários. A principal novidade é a recomendação mínima de potássio: 3,51 gramas por dia.
Segundo a OMS, esses poucos miligramas a menos de sal, diariamente, são significativos para a manutenção da saúde. As diretrizes também se aplicam a crianças com 
mais de dois anos.
“Uma pessoa com níveis elevados de sódio ou baixos de potássio pode desenvolver pressão alta, aumentado o risco de doenças cardíacas e derrames, principais causas de morte e incapacidade no mundo”, segundo o diretor do Departamento de Nutrição para Saúde e Desenvolvimento da OMS, doutor Francesco Branca.
O sódio, encontrado naturalmente nos alimentos, está presente "em quantidades bem maiores nos produtos processados", como pão, refrigerantes, salgadinhos, massas instantâneas, sopas, condimentos e até doces, disse a OMS. Já o potássio é encontrado em alimentos como feijão, legumes e frutas como banana, laranja e mamão. O processamento reduz a quantidade de potássio em muitos produtos alimentares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário