sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A DENGUE DA SINAL DE VIDA.

No fim do verão, a dengue começa a chamar atenção no Rio Grande do Sul. Porto Alegre registrou há poucos dias o primeiro caso autóctone da doença no Estado. “Não temos situação de epidemia, apenas um caso confirmado até o momento. A nossa expectativa, igual ao que ocorreu nos outros anos, é intensificar o combate ao mosquito vetor da doença, e para isso precisamos contar com a ajuda da população”, afirmou o secretário da Saúde de Porto Alegre, Carlos Henrique Casartelli, em entrevista coletiva.
Até 6 de fevereiro, haviam sido confirmados 15 casos de dengue no RS. Em Caxias do Sul, na Serra gaúcha, há dois casos suspeitos da doença. Se o Laboratório Central do Estado (Lacen) confirmá-los, serão os primeiros casos autóctones, já que os pacientes teriam contraído o vírus sem ter saído da cidade. Até então Caxias do Sul tinha apenas um caso de dengue, cuja pessoa contraiu o vírus durante viagem à região Centro-Oeste. 
Os principais sintomas da doença são febre alta, manchas vermelhas no corpo, náuseas, vômitos, dor de cabeça e dores musculares e articulares. Quem apresentar esses sinais, deve procurar atendimento médico. Para evitar a transmissão da doença, é preciso combater os focos de reprodução do mosquito transmissor (Aedes aegypti). A recomendação é evitar o acúmulo de água parada em potes, vasos, pneus, garrafas, calhas e reservatórios sem tampa, locais onde as larvas do mosquito se desenvolvem com facilidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário