segunda-feira, 16 de setembro de 2019

AMAR E SER AMADO

Resultado de imagem para imã


Não tenho problema com a rotina. Aliás, sinto falta dela. Rotineiramente, sempre tenho muito o que fazer. O problema é que vivo e convivo num mundo ansioso, que parece rejeitar a rotina, sempre em busca de algo novo, espetacular, extraordinário. Isso existe, claro, mas é raro. Para quem vive rotinas, a sabedoria está em descobrir o extraordinário que se revela, muitas vezes, naquilo que é mais ordinário...

Há um texto bíblico ao qual sempre volto em oração quando a vida começa a querer se complicar. Está lá:

Deus marca um encontro com o profeta Elias no alto do Monte Sinai, a montanha sagrada. Elias para lá se dirige e passa a noite em vigília, à espera do Senhor.

... soprou, então, um vento muito forte, que rachou os morros e quebrou as rochas em pedaços. Mas o Senhor não estava no vento. Quando o vento parou de soprar, veio um terremoto tremendo; porém o Senhor não estava no terremoto. Depois do terremoto veio um fogo abrasador que a tudo consumia, mas o Senhor não estava no fogo. Então, depois do fogo, veio o sussurro de uma brisa calma e suave...

Quando Elias ouviu o sussurro da brisa, cobriu o rosto com a capa. Então saiu e ficou na entrada da caverna. E a voz do Senhor lhe disse: O que você está fazendo aqui, Elias?

E ele respondeu: Ó Senhor, Deus Todo-Poderoso, vim para servir a ti e só a ti...

Não preciso me perder em grandes elucubrações teológicas e catequéticas para entender: Deus se revela no simples...

Essa meditação me veio ao coração a partir de uma cena ordinária. Em viagem para São Paulo, na fila de um dos muitos pedágios da Fernão Dias, vi quando o motorista do carro à minha frente estendeu a mão para pagar os 2,20 da taxa e uma das moedas caiu ao chão. Rapidamente, a moça do pedágio jogou pela janela um barbante em cuja ponta havia um imã e ‘pescou’ a moeda.

Diante daquela moeda caída, o computador que ela tinha à sua frente, os radares, as cancelas automatizadas, tudo era inútil. Nenhuma tecnologia digital resolveria o prosaico problema de uma moeda no chão. Mas ela tinha um barbante e um imã...

Dizem que Bill Gates tem, em sua sala, uma mesa de trabalho cujo tampo é uma tela touch screen. Dali ele controla o império Microsoft. Mas, no canto da mesa, numa caixinha de acrílico, ele guarda... clips!

É bom que as festas venham e passem, que os fogos espoquem e se apaguem, e a gente fique com a sensação de que algo mudou. Precisamos do novo, mas não podemos nos esquecer que Deus é simples, Deus é sempre, Deus é amor.

E não há simplicidade maior, rotina mais prazerosa, que amar e ser amado..

Nenhum comentário:

Postar um comentário