quinta-feira, 19 de julho de 2012

VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO E O PIB


“O mundo está em um movimento de reavaliar o indicador de progresso.” A afirmação é da antropóloga Susan Andrews, coordenadora do conceito da Felicidade Interna Bruta (FIB) no Brasil, que participou de evento paralelo à Rio+20 que discutiu o estabelecimento de um novo modelo de sociedade. Para ela, “um indicador abrangente deve incluir três elementos: sustentabilidade, economia e felicidade. Deve valorizar mais o ser humano”, reforça.
Susan citou os exemplos dos Estados Unidos e da China, cujos PIB subiram, “mas a felicidade baixou”. A economista ressaltou que em vários países do mundo, o PIB está crescendo. Em contrapartida, o grau de felicidade das populações está diminuindo. “Para que serve o PIB então, se as populações estão menos felizes, além do fato de que estamos destruindo o planeta?”, indagou.
Não foi desta vez que os líderes globais aceitaram um novo indicador. Mesmo assim, segundo Susan, o FIB já está sendo aplicado em níveis distrital e local em vários países, entre os quais o Brasil, em um movimento que, talvez, comece a ganhar intensidade “de baixo para cima”. (Com informações da Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário