domingo, 6 de maio de 2012

PELA QUALIDADE DE VIDA

"Sem alergia, com qualidade de vida” é o tema da Campanha de Prevenção das Doenças Alérgicas comemorada no dia 7 de maio. A iniciativa é promovida por especialistas da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai) em apoio ao dia mundial de combate à asma, lembrado em 1º de maio.
Nesta primeira semana de maio, os médicos realizam as atividades em 21 Estados brasileiros, representados pelas regionais. As ações têm o objetivo de alertar as pessoas sobre as doenças que afetam atualmente 30% da população, sendo que 20% desse percentual são crianças, as mais afetadas.
As doenças alérgicas predominantes são as alergias respiratórias (com destaque para a asma e rinite alérgica), alimentar, a medicamentos, à picada de insetos e de pele.

Doenças respiratórias - As alergias respiratórias acometem mais os pacientes nas estações do outono e inverno, devido às baixas temperaturas e à facilidade de proliferação de ácaros. A asma atinge de 10% a 25% da população brasileira, sendo responsável, anualmente, por 400 mil internações hospitalares, 2.500 óbitos (Datasus 2011) e um número incontável de atendimentos ambulatoriais, principalmente em salas de urgência; de faltas ao trabalho e à escola. A asma é caracterizada por sintomas de falta de ar, tosse, chiado no peito.
Outro fator predominante é a rinite alérgica, considerada fator de risco para desenvolvimento das crises asmáticas. Segundo o International Study of Asthma and Allergies, a rinite atinge 26% das crianças e 30% dos adolescentes brasileiros. É caracterizada por sintomas de coceira, entupimento das narinas, coriza nasal e espirros, similares aos da gripe. A queda da temperatura, ambientes mais fechados e a piora da qualidade do ar agravam as crises.

Nenhum comentário:

Postar um comentário