quarta-feira, 15 de abril de 2020

SER EDUCADOR


O que faz um Agente Educador?

Nós somos cuidadores e guardiões de morada (nossa mãe-e-irmã terra), não somos proprietários do mundo, no máximo inquilinos.

E estamos de passagem e para quê? - para ser educados, livres, felizes e ter saúde, penso eu.

Ser educado é uma das razões da nossa vida, já que viemos ao mundo e temos pouco tempo aqui (não há segundo turno na vida, é turno corrido e ninguém cai para a segundona).

Por isso acredito que a educação é fim (e não meio) e o educador é aquele que cria as condições para as pessoas aprenderem tudo o que precisam para viver bem, o tempo todo.

Educador é aquele que possibilita às pessoas a aprendizagem para a realização plena de todo potencial humano que trazemos e construímos.

Então a educação deve preparar para que cada um seja um grande aprendiz com os outros, com o todo.

Podemos definir educação como quisermos, mas ela só acontece no plural. Não existe educação no singular, pois para que haja educação, são necessárias, no mínimo, duas pessoas.

E educação não é aquilo que uma ou a outra pessoa sabem, mas o que elas conseguem trocar e aprender juntos.

Educação é, portanto, uma soma (1 + 1 = 3), onde o que se aprende junto um com o outro, produz o milagre da educação.

Por isso, penso que a formação do educador deveria preparar o indivíduo para ser um aprendiz permanente, com uma capacidade de ouvir e de aprender de uma forma generosa e intensa.

Quando a gente consegue despertar nas pessoas que todos nós temos esse potencial de educador, percebemos que é possível fazer isso em escala maior.

O educador Tião Rocha aprendeu em Namalima, Nampula, em Moçambique, na década de 90, que "para educar uma criança, é necessária toda uma aldeia" (provérbio macua).

Ser Educador é tornar-se um "Convocador de Aldeia", para que todos, sem exceção, possam aprender tudo o que precisam e desejam, no seu tempo e ritmo, para serem felizes, educados, livres e saudáveis.

Então uma cidade deve ser sempre uma cidade educativa, uma grande aldeia. O importante é trabalhar esse potencial e disponibilizá-lo como possibilidade concreta para criar uma vida melhor para todos, em todos os lugares de nossa "casa e morada", a Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário