terça-feira, 8 de novembro de 2011

BERLUSCONI NÃO TEM MAIS MAIORIA ABSOLUTA

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, conseguiu nesta terça-feira (08/11) aprovar na Câmara italiana as contas do Estado de 2010. Entretanto,o resultado mostrou que o governo não possui mais a maioria absoluta dos 316 deputados do plenário. Na votação, obteve oito votos a menos do que o necessário. Portanto, o resultado coloca a estabilidade do Executivo italiano em xeque.

Por 308 votos a favor, nenhum contra e apenas uma abstenção, o governo de Berlusconi conseguiu aprovar as contas do ano passado graças a postura da oposição que em bloco decidiu não participar da votação em um ato de "responsabilidade" com relação à estabilidade do país.
A oposição, capitaneada pelo PD (Partido Democrático, de centro-esquerda) se absteve da votação, exatamente para mostrar quantos deputados ainda estão com Berlusconi. O líder opositor Pier Luigi Bersani, pediu a renúncia de Berlusconi, diante da falta de apoio majoritário. Em declaração no plenário da Câmara Baixa, Bersani pediu ao premiê que deixe o presidente da República, Giorgio Napolitano, buscar uma solução a atual situação do país
O líder do partido Liga Norte, Umberto Bossi, principal partido aliado ao PdL (Povo da Liberdade, legenda de Berlusconi) pediu pela manhã que o premiê “desse passagem”. Ele não apresentou objeção ao nome de Angelino Alfano, secretário do PdL, como substituto de Berlusconi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário