terça-feira, 5 de julho de 2011

HIBERNAÇÃO: UM SONO PROFUNDO.

Esquilos, morcegos, marmotas, ratos silvestres, hamsters e ouriços são alguns dos animais que hibernam. Eles fazem isso para poupar energia durante o inverno, já que, nessa estação, a comida é escassa. O fenômeno só acontece com animais homeotermos (que têm a temperatura corporal constante) e que vivem em regiões temperadas e árticas, onde o frio é muito rigoroso.
Ao hibernar, o bicho parece estar morto, mas o que acontece, na verdade, é uma brusca redução nas atividades do seu organismo. A temperatura do corpo cai, a respiração quase cessa e os batimentos do coração ficam tão lentos que se tornam praticamente imperceptíveis. O estado de inatividade é tão profundo que ele não desperta nem se for chacoalhado.
A hibernação pode durar semanas e funciona também como um regime de dar inveja a qualquer ser humano em dieta: o animal consome a gordura acumulada em seu corpo ou acorda de tempos em tempos para comer alimentos estocados no ninho. Algumas espécies chegam a perder metade do peso durante a hibernação. O bicho só abandona essa interminável soneca quando a temperatura ambiente começa a subir de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário