quarta-feira, 25 de abril de 2012

ALIMENTOS GORDUROSOS E REFRIGERANTES

Um dos fatores que contribuem com o aumento da obesidade no Brasil é o consumo de alimentos gordurosos. A pesquisa revela que 34,6% dos brasileiros abusam de carnes com gordura e mais da metade da população (56,9%) bebe leite integral regularmente.
Além disso, 29,8% dos brasileiros consomem refrigerante pelo menos cinco vezes por semana. Por outro lado, apenas 20,2% da população ingere a quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde de frutas e hortaliças, que são no mínimo cinco porções diárias. Com o passar dos anos, o brasileiro tende a diminuir a ingestão de gordura saturada e de refrigerantes e a aumentar a de frutas e hortaliças. 
Segundo a OMS, as taxas elevadas de colesterol e triglicerídeos, causadas majoritariamente pelo consumo excessivo de gorduras de origem animal, determinam 4,4 milhões de mortes por ano, sendo responsáveis por 18% das doenças cerebrovasculares e 56% dos males isquêmicos do coração.
Apesar de “se alimentar pior” - os homens comem duas vezes mais carne com gordura, menos frutas e hortaliças e tomaram mais refrigerante do que as mulheres - eles são menos sedentários do que elas. Segundo a pesquisa, 39,6% dos homens fazem exercícios regularmente. Entre as mulheres, a frequência é de 22,4%. O percentual de homens que não praticam atividade física no Brasil diminuiu de 16% em 2009 para 14,1% em 2011.
A OMS indica que 22% das doenças cardíacas, de 10% a 16% dos casos de diabetes tipo 2 e de cânceres de mama, cólo e reto poderiam ser evitados com prática regular de atividade física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário