segunda-feira, 22 de março de 2021

NOITE DOS CRISTAIS À BRASILEIRA?

Segundo parte do texto que escreveu e publicou Jean Goldenbaum: Possivelmente a maior ação da SA foi a ‘Kristallnacht’(“Noite dos Cristais”), ocorrida entre 9 e 10 de novembro de 1938. Este episódio, compreendido como o prelúdio para a ‘Endlösung der Judenfrage’ (“Solução final da questão judaica”, ou seja, a eliminação do povo judeu através do genocídio), consistiu em um pogrom (ataque violento e massivo a um grupo étnico) aos judeus em toda a Alemanha. Dezenas foram assassinados, milhares foram espancados, centenas de sinagogas foram depredadas e queimadas. E quem arquitetou tudo isso foi a SA. Milhões de civis, de “pessoas normais”, ajudaram, espancaram, depredaram. Conheci testemunhas (tanto judeus quanto não-judeus) que estavam lá e viram tudo com seus próprios olhos. Embora a ação fosse extraoficial, ou seja, não partiu de uma ordem governamental, o governo hitlerista sabia que aconteceria e obviamente não somente permitiu, mas também legitimou e encorajou os atos. Por fim, a polícia nazista ainda por cima prendeu cerca de 30 mil judeus.

Agora pergunto à leitora e ao leitor: qual é o próximo passo no Brasil de Bolsonaro? Um governo nazifascista já está no poder; seu líder possui dimensão mítica e é adorado de maneira sectária; a ideologia do ódio e da dominação sobre outros está solidificada aos seus seguidores; agora eles possuem um grupo paramilitar armado com o propósito de proteção e intimidação; os inimigos já estão escolhidos; a máquina de fake news mostra-se mais eficiente do que nunca. E ainda por cima há a pandemia que agrega a tudo isto a questão do genocídio. Ainda que de maneira diversa à de Hitler, não nos esqueçamos que quem mais morre de COVID-19 é o preto pobre e o indígena, e não o branco rico. A política higienista também é evidente.

O próximo passo é uma espécie de Noite dos Cristais brasileira? Desta vez as vítimas não seriam os judeus, mas sim os esquerdistas que “sacrificam crianças como os judeus faziam”, como postou ontem o deputado bolsonarista Roberto Jefferson em seu Instagram? E junto com os esquerdistas a comunidade LGBT+ como um todo, com seus “kit gays” e suas “mamadeiras”? E as feministas com seus “movimentos diabólicos”?

Já aviso que se isso acontecer, não será idêntico a 1938, não esperem isso. Mas será muito semelhante em termos de ideologia, propósito e método. E com uma roupagem contemporânea, é claro. Ou alguém considera impossível ou improvável que gradualmente vejamos ataques e linchamentos por parte de milicianos sobre os alvos do bolsonarismo? Acredito que nesta altura da história não há ninguém mais tão ingênuo sobre tudo o que esse movimento pode proporcionar, não?

Cabe ainda uma lembrança mais. Este vídeo atual não é a primeira aparição deste grupo de boinas-vermelhas. Em maio de 2020 eles visitaram seu Führer no Palácio da Alvorada e proporcionaram uma cena que também deverá entrar nos livros de história, que está devidamente registrada e pode-se facilmente encontrar na internet. Todos se reuniram em frente ao presidente e o saudaram erguendo seus braços direitos estendidos. Exatamente igual à saudação hitlerista. Depois justificou-se por aí que eles estavam rezando e, aparentemente, alguns evangélicos rezariam com suas mãos estendidas à frente… Estratégia “manjada” de propaganda. Produz o imaginário, o registra e o imprime na mente das pessoas, e depois desmente com uma desculpa qualquer. Na época mostrei a foto deste episódio a amigos alemães, que obviamente ficaram completamente estarrecidos ao verem imagens dos livros de história saltarem aos seus olhos em sua contemporaneidade.

Encerro este artigo lembrando a todos que o monstro não enganou ninguém sobre quem ele era. Ele sempre se mostrou. Para os minimamente atentos já era claro que ele representava o Neonazifascismo no Brasil desde 2018. Agora ele tem o poder, e a última coisa que está em seus planos é largá-lo. Tudo o que Trump fez para assassinar a Democracia nos EUA – e foi o maior ataque a ela na história daquele país – Bolsonaro estará disposto a fazer em dobro. Por isso não é hora de subestimar um líder que já chegou tão longe e segue passo a passo a cartilha de Hitler. Eles estão armando a “Sturm verde-amarela” e estão anunciando abertamente diante de nossos narizes. Ou aprendemos com a história da humanidade, ou tudo de ruim que já ocorreu desde 2018 pode ter sido somente o prelúdio de coisas muito piores que ainda virão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário