quinta-feira, 3 de abril de 2014

CADA UM DE NÓS É UM TALENTO ÚNICO

Os gráficos não iam bem. A impressão é que a crise estava chegando. Em função disso foi convocada uma reunião numa grande empresa. O ambiente era tenso e o diretor da organização abriu a reunião com uma ameaça velada: ninguém é insubstituível... A frase ficou flutuando em meio ao silêncio. De repente um braço se levanta e o diretor está preparado para pulverizar qualquer observação: alguma pergunta? Tenho sim, respondeu o funcionário: E Beethoven? Diante do espanto do diretor, esclareceu: o senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Ludwig Van Beethoven?
Tudo depende da ótica que assumimos. Em certo aspecto todos somos substituíveis e, ao mesmo tempo, somos insubstituíveis. De pessoas insubstituíveis, o cemitério está cheio, costumava declarar o ex-presidente Castelo Branco. Na realidade somos únicos, irrepetíveis. Depois de criar uma pessoa, Deus quebra a forma. No mundo não existe ninguém exatamente igual a nós. Mesmo gêmeos são totalmente diferentes. Nossas impressões digitais são únicas em toda a Terra. É o senhor quem vai substituir nosso vigário, perguntou um paroquiano? Não vim substituir ninguém, respondeu o novo padre, eu vim ocupar o meu lugar.
Quem substituiu Beethoven? Quem foram os substitutos de Airton Senna, Ghandi, Francisco de Assis, Santos Dumont, Teresa de Calcutá, Picasso e Pelé? São insubstituíveis. Assim como o nosso vizinho, o padeiro, a secretária, o professor. Cada um de nós é um talento único. O que deixarmos de fazer, ninguém fará por nós. Sou um só, mas ainda assim, sou um. Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa. Cada um de nós é apenas uma gota de água no oceano, mas sem ela o oceano será menor.
A vida não é uma competição para ver quem é melhor. A competição é conosco mesmos. Devemos ser o melhor de nós mesmos. Na parábola dos talentos, Jesus fala que eles receberam quantias diferentes. Qualquer resultado era aceito, mas não foi aceita a desculpa daquele que enterrou os seus talentos.
O objetivo da vida não é brilhar. É necessário ocupar com competência o próprio lugar, seja qual for. Um time de futebol é formado com diferentes jogadores. A diversidade é riqueza. Como no futebol, é importante na vida o sentido de equipe. Uma melodia é composta de diferentes notas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário