segunda-feira, 19 de agosto de 2013

O ENDEREÇO CÓSMICO DA TERRA.

Comparativamente à nossa divisão territorial, pode-se dizer que a Terra é uma “cidade” localizada no “Estado” do Sistema Solar, que por sua vez faz parte da galáxia denominada Via Láctea, que seria o “país”. Seguindo esse raciocínio, a Via Láctea é apenas um dos “países” que integram o Universo, pois há bilhões de outras galáxias. Esse é, portanto, nosso “endereço” cósmico.
O Sistema Solar é formado pelo Sol e por uma série de corpos celestes que gravitam em torno dele. Fazem parte deste sistema os nove planetas conhecidos e seus satélites naturais, cometas e asteroides, além de poeira e gases cósmicos.
Os quatro planetas mais próximos do Sol, Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, são chamados de terrestres porque possuem rochas sólidas e metais em sua superfície. Os quatro maiores, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, são conhecidos como gasosos porque são compostos principalmente de hidrogênio e hélio.
Plutão, o menor e mais distante planeta do Sistema Solar, tem uma superfície sólida, mas ela é formada basicamente de gelo. Por isso, não se enquadra em nenhuma das classificações anteriores. Plutão é tão pequeno e diferente que, se fosse descoberto hoje, talvez não fosse identificado como planeta. Aliás, muitos astrônomos discutem atualmente essa questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário