domingo, 25 de dezembro de 2011

VERÃO COLOCA PAÍS EM ALERTA

Pelo menos 48 municípios estão em situação de risco de surto da doença
Começo do verão coloca novamente o país em alerta contra a dengue. As altas temperaturas e as chuvas típicas da estação favorecem a proliferação do mosquito transmissor da doença; e o número de casos tende a aumentar. Dos 561 municípios brasileiros monitorados, 48 estão em situação de risco para ocorrência de surto de dengue, segundo o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), um espécie de mapa da doença divulgado pelo Ministério da Saúde. Há ainda 236 cidades em situação de alerta; as demais (277) apresentam índice satisfatório de infestação. Conforme o mapa, 4,6 milhões de pessoas vivem em áreas de risco para epidemia de dengue.
“Quem está em baixo risco tem que intensificar as ações para continuar assim. Os que estão em situação de alerta de infestação têm que agir ainda de forma mais intensa; e quem está em risco eminente de surto de dengue precisa não só se preparar nos serviços de saúde, mas agir nesse momento, porque a partir de janeiro e fevereiro, quando aumenta a temporada de chuvas, pode aumentar ainda mais a infestação na sua cidade, se nada for feito agora”, alertou o Ministro da Saúde Alexandre Padilha.
Os municípios em situação de risco estão localizados em 16 diferentes Estados. No Rio Grande do Sul, há 75 municípios infectados, a maioria nas regiões Nordeste, Fronteira Oeste e Região Metropolitana, segundo informações da Secretaria Estadual da Saúde. Este ano, há 198 casos confirmados da doença no RS.
Com o LIRAa, gestores municipais e a própria comunidade podem atuar de forma mais eficaz para eliminar os criadouros de mosquitos nos locais identificados como de maior incidência. “Para remover os focos do mosquito não é preciso usar tecnologia, apenas medidas simples, que qualquer pessoa pode aplicar em casa”, observou o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa.
Com o slogan “Sempre é hora de combater a dengue”, a campanha do Ministério da Saúde visa sensibilizar a população sobre a importância da prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, mantendo hábitos simples como limpar calhas, caixas d’água e recolher o lixo; ações que fazem a diferença e devem ser repetidas durante todo o ano.
Até o final de novembro, foram notificados 742.364 casos suspeitos de dengue em todo o Brasil. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma redução de 25%. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste também registraram redução nos casos de dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário