quarta-feira, 17 de março de 2010

VACINA CONTRA A GRIPE H1N1, NÃO PERCA A SUA DATA DE VACINAR

            A vacina contra o vírus influenza A H1N1, deve reduzir o contágio e o número de casos graves no país.

            Independentemente da vacinação contra a gripe A H1N1,  é preciso manter cuidados preventivos, tais como: evitar entrar em contato com pessoas gripadas, evitar aglomerações. Os cuidados preventivos contra o vírus da gripe A, requerem a utilização das medidas de  higiene corporal especialmente das mãos, das superfícies e objetos, bem como locais sociais e de uso comunitário (corrimão, torneiras, trinco de portas) é indispensável, uso de água e sabão neutro para limpeza das mãos, uso de papel toalha, álcool gel (quando não houver local para lavar as mãos), evitar compartilhar copos, bombas de chimarrão, bebedouros, usar lenço descartável ao espirrar, pois o vírus é transmitido de pessoa a outra através das gotas de secreção da boca, nariz e garganta. Para prevenir também outras viroses manter o corpo saudável e hidratado, uma alimentação adequada, atividade física.

            A vacina contra a Gripe A H1N1, demonstrou eficácia de imunização (produção de anticorpos contra a doença) superior a 80% nos países em que já foi aplicada. Ou seja, nesse pouco tempo de utilização, observou-se que ela apresenta um índice semelhante a da vacina antigripe sazonal (comum), que protege também contra os outros tipos de vírus influenza (gripe), e pode ser tomada juntamente com a A H1N1.

            A imensa maioria das pessoas não tem qualquer reação à vacina, segundo dados da OMS – Organização Mundial da Saúde e avaliação feitas pelo Controle e Prevenção  de Doenças dos Estados Unidos. No entanto alguns casos têm sido registrados mais efeitos colaterais, naqueles que receberam vacina contra a gripe A H1N1, do que naqueles que receberam a sazonal. A única contraindicação é para pessoas que têm alergia a albumina do ovo, que não deve receber a vacina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário