terça-feira, 4 de junho de 2024

NÃO PRIVATIZEM AS PRAIAS.

 




Queridos amigos e amigas,
Está em discussão no Senado uma Proposta de Emenda à Constituição para privatizar as praias brasileiras. Se aprovada, futuros proprietários dos terrenos poderão fechar o acesso ao mar, a indústria imobiliária poderá degradar áreas de biodiversidade e desequilibrar ecossistemas costeiros, além de expulsar comunidades inteiras de seus territórios.

Mas nós podemos parar essa loucura.

A proposta está sendo discutida em uma das comissões, mas se a sociedade fizer barulho o suficiente, podemos impedir que ela sequer vá a votação. Assine a petição e vamos entregá-la ao presidente do Senado - e fazer uma campanha imensa na imprensa dos currais eleitorais de senadores-chave para que seus eleitores os cobrem a abandonar essa proposta absurda.
A quem interessa privatizar as praias paradisíacas brasileiras? Com certeza não é ao trabalhador de baixa renda que tem como único lazer a praia gratuita que a natureza nos presenteou. Ou as pessoas de classe média que tem suas contas apertadas e não poderiam pagar taxas absurdas para curtir um final de semana ao mar.

Na prática, a PEC 3/2022 flexibiliza a legislação ambiental pois abre alas para a ocupação desordenada de manguezais, restingas e falésias - deixando-os mais vulneráveis a eventos climáticos extremos. É um absurdo discutir uma proposta que afeta áreas fundamentais de proteção ecológica enquanto uma tragédia ambiental ainda se desenrola no Rio Grande do Sul. 

Precisamos impedir que a PEC 3/2022 vire lei. Vamos mostrar que os brasileiros não querem ter que pagar para acessar as praias e nem correr o risco de morrer em um deslizamento de terras costeiras por causa da ganância de alguns parlamentares. Assine já:
A Avaaz não se resume a petições. Somos um movimento de pessoas: advogados, ativistas, professores e cidadãos - e sempre vamos defender os ecossistemas mais preciosos da Terra. Quando milhões de nós nos juntamos, em todo o planeta, somos capazes de fazer coisas extraordinárias.

Para garantir que as mensagens da Avaaz cheguem à sua caixa de entrada, por favor adicione avaaz@avaaz.org à sua lista de contatos. Para mudar o seu endereço de email, opções de idioma ou outras informações pessoais, entre em contato conosco, ou clique aqui para se descadastrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário