sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

TRANSFORMAÇÕES ESTÃO OCORRENDO

A evolução trouxe inúmeros benefícios. A tecnologia fez acontecer uma verdadeira revolução. Os meios, cada vez mais sofisticados, eliminam distâncias, antecipam projeções. A vida melhorou significativamente. A longevidade está deixando de ser privilégio de alguns para se tornar uma realidade coletiva. Evidente que há ainda um longo itinerário a ser percorrido, principalmente no que diz respeito ao bem comum. No individual, houve acréscimos quantitativos e qualitativos. Porém, a defasagem parece estar mais incisiva na questão do coletivo. Ao pensar somente em si, o homem esquece que viver só é possível se houver um pacto com a conivência.
Estruturas governamentais não deveriam estar voltadas para a autopromoção. Muitos dos que ocupam cargos são incapazes de implementar um novo modelo de crescimento. Sem prioridades, o estratégico cede espaço para o convencional, comprometendo as urgências, minimizando as possibilidades de um novo tempo. É urgente repensar os formatos das instâncias políticas e o perfil dos que se apresentam para ocupar postos de representatividade. 
Chega em bom momento a proposta de crédito fundiário voltado aos jovens, no intuito de que possam adquirir propriedades rurais e, assim, continuar na agricultura. Evidente que a questão é muito mais ampla. Porém, não deixa de ser um indicativo de sensibilidade e preocupação. Ações deverão ser implementadas para que haja dignidade e meios adequados aos que atuam no primeiro setor. Se não houver quem cultiva a terra, a mesa estará vazia. 
Oscilações econômicas e estruturais vão formando e deformando o cenário global. O humano necessita recompor sua interioridade não apenas para responder aos desafios desse tempo, mas para garantir seu protagonismo. Não existe mudança consistente sem a garantia da dignidade humana. Além da saúde física, há que se pensar na saúde emocional e espiritual. Só assim novos tempos serão portadores de novas esperanças. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário