quarta-feira, 8 de junho de 2011

VAMOS PRESERVAR.

Junho centraliza ações em defesa dos recursos naturais


Atualmente, a preservação do meio ambiente é tema praticamente diário na imprensa, nas escolas, comunidades, na Igreja, nas entidades, no meio político etc. Cada vez mais, torna-se evidente a necessidade de cuidar da natureza para garantir a nossa própria sobrevivência. Os debates e ações em defesa da ecologia culminam em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Mas não é de hoje que os ambientalistas se preocupam com o planeta. O sinal de alerta soa há quase 40 anos!
Cinco de junho foi instituído como Dia Mundial do Meio Ambiente em 1972, pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta data, a ONU promoveu uma conferência com o objetivo de debater a preservação do planeta. O encontro reuniu 113 países e 250 organizações não governamentais. Como resultado, foram criados vários documentos relacionados às questões ambientais, além de um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema. Desde então, nesta data, diferentes nações promovem e incentivam ações positivas pelo meio ambiente, com o objetivo principal de conscientização.
Este ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente tem como tema “Florestas: a natureza a seu serviço”. Essa temática visa ressaltar a conexão entre qualidade de vida e saúde dos ecossistemas florestais. A Índia será, pela primeira vez, a sede das celebrações mundiais. A expectativa é que, este ano, as celebrações sejam maiores do que nunca. A Índia é o segundo país mais populoso do mundo, com aproximadamente 1,2 bilhão de pessoas. Possui a sétima maior área do planeta; 3,287 milhões de km2.
O país enfrenta vários desafios ambientais por consequência do aumento populacional e da urbanização descontrolada, da industrialização e da intensificação massiva da agricultura. Os problemas incluem desmatamento, poluição, perda de fontes de água e tráfico de animais. No entanto, com o crescimento econômico, a Índia está buscando soluções para esses problemas.
O dia 5 de junho é apenas uma das tantas datas dedicadas à reflexão acerca da preservação do meio ambiente. O calendário ecológico  tem mais de 30 datas voltadas à causa ambiental. Não é por falta de oportunidade que descuidamos do nosso planeta! Está mais do que na hora de partir da reflexão para a ação! Organize um mutirão de limpeza na vizinhança, pare de usar sacolas plásticas, plante uma árvore, ande a pé ou de bicicleta, incentive a coleta seletiva de lixo em seu bairro, economize água e energia elétrica... As possibilidades são infinitas. Faça sua parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário