sexta-feira, 30 de outubro de 2009

TITÃS... UM SHOW IMPERDÍVEL DA FEINTCH



Eis o que diz Rodrigo Faraco sobre o último CD dos Titãs: É impressionante como realmente essa banda consegue manter o significado que tem pra mim. É como se fosse a trilha sonora da minha vida. As músicas dos Titãs estão sempre presentes. Agora ganhei mais 14 canções pra me divertir por um bom tempo. Divirta-se você também. Obrigado Titãs! Um forte abraço. Horizontina terá o privilegio de assistir ao vivo e curtir não só estas ultimas 14 músicas mas o repertório completo dos Titãs nos shows da Feintech. Participe.

MUITA ADRENALINA NA FEINTECH/MAPIC



Horizontina vai sediar pela primeira vez, a Competição Baja SAE Brasil–Etapa Sul. Na sétima edição, a competição de engenharia será realizada dias 7 e 8 de novembro, durante a Feintech/Mapic. Serão 14 carros off road, projetados e construídos por estudantes de engenharia do Sul do País que serão submetidos a avaliações em provas estáticas e dinâmicas, por especialistas das principais indústrias da mobilidade do Brasil.


A competição, realizada no parque de eventos de Horizontina, será uma etapa preparatória para a tradicional Competição Baja SAE Brasil-Petrobras, realizada anualmente em São Paulo com estudantes de quase todo o País.


Três estados – Para a competição em Horizontina três estados estão inscritos na Baja SAE BRASIL–Etapa Sul. Oito equipes são do Rio Grande do Sul, três de Santa Catarina e duas do Paraná. As 14 equipes representam 11 instituições de ensino superior dos três Estados


Para participar da competição, os cerca de 200 estudantes, de várias modalidades de engenharia, projetaram e construíram os Baja SAE, que devem ser capazes de atravessar terrenos acidentados e estarem de acordo com o regulamento da competição. Uma pista da categoria Jeep-Cross está sendo totalmente customizada para as provas, com extensão de 800m e largura de 4m a 8m.


As avaliações começam às 9h, com apresentações orais das equipes e provas de segurança, motor, subida de rampa e dirigibilidade. No domingo, os Baja SAE realizam prova de resistência, um enduro com duas horas de duração que termina às 14h. A cerimônia de encerramento e a premiação acontecerão às 15h30.


Os veículos
Baja SAE
são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, que devem ter quatro ou mais rodas e serem capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg, além de motor padrão de 10 HP. Sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que também têm a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.


VII Competição Baja SAE BRASIL–Etapa Sul


Dia 7 / sábado – apresentações orais das equipes e provas de segurança, motor, subida de rampa e dirigibilidade, das 9h às 19h.


Dia 8 / domingo – treino classificatório para o grid de largada, das 10h às 11h; e enduro de resistência das 12h às 14h. Premiação às 15h30.



A MÚSICA MAIS TOCADA NA OKTOBERFEST DE BLUMENAU FOI DE MICHEL TELÓ



Alô galera!!


A música Ei, pisu! Beijo me liga de Michel Teló se destacou mais uma vez sendo uma das mais tocadas na tradicional Oktoberfest, que aconteceu na cidade de Blumenau-SC. A festa foi realizada do dia 1º ao dia 18 de outubro, por onde passaram mais de 730 mil pessoas. Está chegando a hora de ser sucesso aqui em Horizontina durante a FEINTECH, Não perca, adquira já o seu ingresso.

PARA NÃO PERDER MESMO.



A dupla Alex & Ronaldo iniciou 2009 com o pé na estrada, fazendo shows para divulgação do CD Acústico e DVD ao vivo, gravados no final de 2008. Muito bem acompanhada pelo Bonde Sertanejo, traz composições de Ronaldo Torres e participações especiais do Bonde do Forró. Sertanejo de primeira linha. Uma atração fa FEINTECH para não perder mesmo.

PARTICIPAR DA GRAVAÇÃO DO GALPÃO CRIOULO NA FEINTECH É MOSTRAR A FORÇA DE HORIZONTINA PARA O RS.



Galpão Crioulo está sempre com a trincheira aberta na defesa de nossa cultura. É uma vitrine gigantesca e democrática para o artista que interpreta a arte mais autêntica do seu povo. A trajetória do Galpão Crioulo começou em abril de 1982. São 27 anos ininterruptos com o mesmo sucesso, o mesmo apresentador Antonio Augusto Fagundes e agora recebendo a força jovem de Neto Fagundes.
São mais de 1000 programas gravados em estúdio, no campo, no palco ou participando de eventos. No palco o Galpão Crioulo se torna um grande espetáculo chegando a reunir 30 mil pessoas. Ao longo de duas décadas, o programa vem abrindo espaço para o músico regional. Os artistas consagrados consolidaram sua fama, e muitos despontaram para os palcos através do Galpão e hoje o programa ainda conserva este espaço, revelando novos talentos. Grandes intérpretes nacionais e internacionais se apresentaram no Galpão Crioulo. O programa visitou quase todas as cidades do Rio Grande do Sul. Esteve em Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e também Brasília, Buenos Aires, interior da Argentina e Uruguai e até Paris. Agora, chegou a vez de Horizontina, ao prestigiar a gravação do programa durante a Feintech estaremos todos mostrando ao Rio Grande a força e a pujança de Horizontina. São mais de 1000 programas gravados em estúdio, no campo, no palco ou participando de eventos. No palco o Galpão Crioulo se torna um grande espetáculo chegando a reunir 30 mil pessoas. Ao longo de duas décadas, o programa vem abrindo espaço para o músico regional. Os artistas consagrados consolidaram sua fama, e muitos despontaram para os palcos através do Galpão e hoje o programa ainda conserva este espaço, revelando novos talentos. Grandes intérpretes nacionais e internacionais se apresentaram no Galpão Crioulo. O programa visitou todas as cidades importantes do Rio Grande do Sul. Esteve em Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e também Brasília, Buenos Aires, interior da Argentina e Uruguai e até Paris.

COMO VOCE QUER QUE SEU FILHO SEJA?

Crianças, meus queridos pais, é preciso conversar com elas, através da linguagem adequada, sobre situações limites da vida: dor, perda, ruptura afetiva, fracasso, morte. Incutir nelas o respeito aos mais pobres, e a indignação frente à injustiça que causa pobreza; senso de responsabilidade social, de preservação ambiental, de protagonismo político (saber acatar decisões da maioria e inteirar-se do que significam os períodos eleitorais).

Se você adora passear com seu filho em shoppings, não estranhe se, no futuro, ele se tornar um adulto ressentido por não possuir tantos bens finitos. Se você, porém, incutir nele apreço aos bens infinitos - generosidade, solidariedade, espiritualidade – ele se tornará uma pessoa feliz e, quando adulto, será seu companheiro de amizade, e não o eterno filho problema a lhe causar tanta aflição. Saber educar é saber amar.

A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS. NEM TODAS PARECEM IMPORTANTES, MAS TODAS INDICAM UMA DIREÇÃO.

Todo o viajante, algumas vezes, precisa parar e olhar o horizonte para ver se está no caminho certo. Toda pessoa, algumas vezes, precisa parar e analisar as próprias escolhas e ver se elas estão levando para o seu objetivo. E ninguém pode dizer: fui longe demais, agora é tarde. Hoje é o primeiro dia do resto da vida. E se uma coisa é importante, não podemos deixar para amanhã. O tempo de Deus é hoje. A (In)fidelidade de hoje prepara a fidelidade de amanhã. Em seu leito de morte, Francisco de Assis aconselhou a si e aos seus frades: Comecemos hoje.

SUA EMPRESA ESTÁ USANDO O TWITTER?

Empresas e marcas estão usando e abusando do Twitter. Mas é preciso inteligência e estratégia para não queimar seu filme e nem ficar mal visto no campo digital. A Internet Advertising Bureau (IAB), do Reino Unido, preparou um breve manual com 20 dicas, para você não se perder por aí.

- Pare e pense: por que usar o Twitter? É por que é a coisa a fazer ou por que vai acrescentar valor à sua estratégia de comunicação?

- Quais são os seus objetivos ao usar o microblog? Seja claro na sua estratégia a cada passo que der na rede.

- Não seja "sequestrado" no Twitter. Um consumidor apressado já pode estar usando uma conta com o seu nome ou de sua empresa. Reclame o seu espaço.

- Assegure que a comunicação seja correta, decente, honesta e confiável.

- Não exagere na quantidade de mensagens. As tradicionais regras para engajar o consumidor também se aplicam à rede.

- Dedique os recursos apropriados. O Twitter não é um trabalho para ser feito em apenas cinco minutos.

- Estabeleça o tom apropriado para a comunicação do seu produto e para a audiência. É a sua marca conversando com pessoas reais.

- Pense como vai medir o sucesso. O número de seguidores de sua marca será suficiente mesmo se os usuários não estiverem engajados na conversa?

- Seja rápido. O Twitter é imediato. Faça atualizações relevantes.

- Não aposte suas fichas nos tópicos populares.

- Se você quiser aumentar as vendas, deixe as coisas fáceis. Dê aos consumidores vouchers online e códigos de descontos.

- Se você tiver um produto, serviço ou incentivo específico que pretenda promover, crie uma conta separada.

- Tente responder as mensagens diretas, especialmente aquelas enviadas por usuários interessados em saber mais sobre você.

- Pergunte aos seus seguidores. Encoraje a interação.

- Abrace o "retweet". Se você encontrar um post que vai interessar aos seus seguidores, por que não recomendá-lo?

- Não tenha medo das críticas. Por que não contatar um tweeter infeliz diretamente e tentar resolver a questão?

- Monitore o que as pessoas dizem sobre você. Use ferramentas como o Tweetdeck ou Monniter regularmente.

- Encoraja interações offline.

- Promova a sua conta. Não espere que as pessoas o encontrem. Divulgue o fato de usar o Twitter.

- Sempre inove. Ter 100 seguidores é suficiente? Use sua imaginação para aumentar a lista.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

CHEGOU NA PROATIVA: FLORANEW DETOLIA PREMIUM



Na Floranew Detolia Premium está condensada toda a generosidade da natureza brasileira. Natureza repleta de vida; vida silvestre, vida singela, vida misteriosa, vida cristalina.
Cada gota vai se formando guiada por uma força maior, envolta em aura pura, harmoniosa e, quando se forma, está repleta de energia e de poderes para proporcionar saúde!
A Floranew Detolia Premium é a concretização do maior desejo da Anew: proporcionar ao mundo a paz e a felicidade por meio da saúde do corpo, da mente e do espírito.
A Floranew Detolia Premium foi extraída da própria Floranew por meio de tecnologia especial e equipamentos de última geração. Podemos dizer que a Floranew Detolia Premium é a essência da já consagrada Floranew. É fluida, sem resíduos sólidos, saborosa, o seu aroma é especial e os benefícios para a saúde estão multiplicados.
A Floranew Detolia Premium tem sabor intenso, aroma encorpado, é delicioso, sem igual, porque nela estão condensados todos os ingredientes de que a natureza pode dispor para a saúde do homem: frutas, legumes, verduras, grãos, todos livres de agrotóxicos.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

FEINTECH NA RETA FINAL – A PALAVRA DO PRESIDENTE!

A função pública, muitas vezes menosprezada e difamada, justa ou injustamente, proporciona a quem a exerce a chance única de alterar realidades e de criar novas oportunidades. E como necessitamos destas oportunidades em nosso país.

Mudar realidades, este é o principio motor da nossa Feira Internacional de Tecnologia – FEINTECH. O que outrora nasceu como uma mostra das potencialidades locais, identificada pela sigla MAPIC, a cada edição se reinventa em um processo contínuo resultante da aprendizagem das diversas edições anteriores que foram repletas de experiências humanas.

A dedicação de cada uma dessas pessoas se reflete naquilo que estaremos apresentando nesta terceira edição de uma feira que tem o foco na tecnologia, mas que respeita a tradição de oito edições anteriores, pois foram elas que cimentaram o que hoje se edifica, uma feira que congrega setores econômicos variados apresentando seus produtos tangíveis e intangíveis sem deixar de lado nossas potencialidades culturais expressas em nosso slogan " Nosso jeito de fazer o futuro "

Esse evento se notabiliza pela participação, pela parceria, por acreditar que o futuro passa pelo uso de nova tecnologias e pelo respeito ao meio ambiente, fatores preponderantes para o desenvolvimento e que terão destaque na feira. Atividades culturais, esportivas, gastronomia, artesanato, além de muita diversão também fazem parte desse grande evento.

Venham, juntem-se a nós, Horizontina os espera de braços aberto.

 
 

Cesar Antônio Mantovani
Presidente

A MAGIA DA THOLL



O espetáculo Tholl,imagem e sonho acontece em Horizontina no dia: 1º de novembro - Domingo, comemorativo aos 20 anos da Fábrica II da John Deere. O local e o patrocínio é da Fundação John Deere. Segundo informações, a montagem é composta por treze cenas moduladas, que se revezam entre equilíbrio em bola, acrobacia, tecido aéreo , arco aéreo, monociclos, pernas-de-pau, pirografia, contorcionismo, equilibrismo, malabarismo, acrobacia no solo, lira e técnicas de clown. O elenco agora formado por 22 artistas entre 10 e 25 anos de idade, utiliza como diferencial perucas estilizadas e figurino veneziano de luxo com toques de modernidade, alem de iluminação sofisticada, dança correografada e musica vibrante. O espetáculo procura transmitir o significado da cooperação, humor, ousadia, equilíbrio, sonho, magia e alegria.

SANTANDAR DEIXARÁ US$ 216 MI NA VENEZUELA, DIZ CHAVES

O Banco Santander SA concordou em deixar para trás o lucro de US$ 218 milhões, obtido na Venezuela na primeira metade deste ano, como parte um acordo de US$ 1,05 bilhão assinado no começo de 2009, para que sua subsidiária passasse ao controle estatal. A informação foi dada hoje pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez. "Sob as condições que nós demandamos, o lucro do primeiro semestre fica aqui", disse.

O plano para nacionalizar o Banco de Venezuela - antiga subsidiária do Santander, agora sob controle do governo - emergiu primeiro em 2008. No entanto, o acordo para comprar o banco foi fechado em maio deste ano. A venda tornou-se oficial em 6 de julho, quando o Santander recebeu a primeira parcela do total de US$ 1,05 bilhão que o governo venezuelano concordou em pagar.

Chávez disse que parte do lucro do Banco de Venezuela será usado para financiar projetos na área de saúde. As informações são da Dow Jones.

PRIVATIZAR A REVISTA VEJA?

Numa conversa descontraída no aeroporto de Brasília, o irreverente Sérgio Amadeu, professor da Faculdade Cásper Libero e uma das maiores autoridades brasileiras em internet, deu uma idéia brilhante. Propôs o início imediato de uma campanha nacional pela privatização da Veja. Afinal, a poderosa Editora Abril, que publica a revista semanal preferida das elites colonizadas, sempre pregou a redução do papel do Estado, mas vive surrupiando os cofres públicos. "Se não fossem os subsídios e a publicidade oficial, as revistas da Abril iriam à falência", prognosticou Serginho.

Já da parte de governos demos-tucanos, o apoio à famíglia Civita é perfeitamente compreensível. Afinal, a Editora Abril é hoje o principal quartel-general da oposição golpista no país e a revista Veja é o mais atuante e corrosivo partido da direita brasileira. Não é de se estranhar suas relações promiscuas com o presidenciável José Serra e outros expoentes do PSDB-DEM. Recentemente, o Ministério Público Estadual acolheu representação do deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) e abriu o inquérito civil número 249 para apurar irregularidades no contrato firmado entre o governo paulista e a Editora Abril na compra de 220 mil assinaturas da revista Nova Escola.

PFRECISA CRIAR FANTASMAS?

Na última semana, alguns colunistas e políticos da oposição abriram baterias contra a regionalização da publicidade do governo federal. Não gostaram de saber que os anúncios da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), até 2003 concentrados em apenas 499 veículos e 182 municípios, em 2008 alcançaram 5.297 órgãos de comunicação em 1.149 municípios -um aumento da ordem de 961%.

Por incrível que pareça, conseguiram enxergar nesse saudável processo de desconcentração um ardiloso mecanismo de corrupção dos jornais e rádios do interior. Essa seria a explicação para as altas taxas de avaliação positiva do presidente Lula, registrada pelos institutos de opinião;

Por último, não se sustenta o raciocínio de que as altas taxas de aprovação do governo Lula teriam a ver com um arrastão de compra de jornais e rádios no interior. Basta recorrer ao último Datafolha, que atribui 67% de ótimo e bom para o governo federal nas regiões metropolitanas e 71% no interior. A diferença está situada dentro da margem de erro da pesquisa. Os números são praticamente os mesmos. O resto é preconceito.

O mais provável é que as altas taxas de aprovação do governo tenham uma explicação bem mais simples: a maioria da população está satisfeita com seu trabalho. É legítimo que aqueles que não concordam com tal percepção recorram à luta política para mudá-la. O debate faz parte da democracia. E faz bem a ela. Mas é necessário criar fantasmas?

OUTRA DO NOBEL SARAMAGO: “DEUS NÃO EXISTE”.

Uma notícia bombástica, que circulou há poucos dias, passou sem maior estardalhaço: Deus não existe. Ou, para sermos um pouco mais precisos, Deus existe apenas dentro da cabeça dos humanos. O autor da descoberta, o português José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura, foi categórico na entrevista que concedeu por e-mail a Ubiratan Brasil:

"Deus não existe fora da cabeça das pessoas que nele crêem. Pessoalmente, não tenho nenhuma conta a ajustar com uma entidade que durante a eternidade anterior ao aparecimento do universo nada tinha feito (pelo menos não consta) e que depois decidiu sumir-se não se sabe para onde. O cérebro humano é um grande criador de absurdos. E Deus é o maior deles."

De passagem pela Itália, na semana passada, Saramago aproveitou para provocar um pouco mais:

"Que Ratzinger tenha a coragem de invocar Deus para reforçar seu neomedievalismo universal, um Deus que jamais viu, com o quem nunca se sentou a tomar um café, demonstra apenas o absoluto cinismo intelectual da personagem."

CANUDO PARA JORNALISTA JÁ ERA.

Não é mais preciso de canudo para ser jornalista no Brasil. Em uma decisão histórica, o Supremo Tribunal Federal julgou na sessão de (17/06) a questão da obrigatoriedade de diploma específico para o exercício da profissão de jornalista. Foram oito votos contrários e apenas um favorável à exigência. Trata-se de uma vitória do jornalismo e da democracia brasileira, reafirmando as teses da liberdade de expressão e do livre pensamento, garantidas pela Constituição Federal

A questão da exigência do diploma para exercício do jornalismo é na verdade até simples: a profissão de jornalista dispensa a formação universitária específica porque não existe nenhuma técnica, norma ou regra que não se possa aprender nas redações, trabalhando, ou seja, fora das salas de aula. Há diversas profissões com as mesmas características, além da de cozinheiro, citada ironicamente pelo ministro Gilmar Mendes. Publicitários, músicos, artistas, escritores são alguns assemelhados: é perfeitamente possível realizar o trabalho sem ter aprendido a teoria na escola.

Tudo que um bom jornalista precisa é de talento, curiosidade e vontade de aprender a exercer a profissão, seja na universidade ou no dia a dia de seu trabalho. E de preferência manifestar esta vontade ao longo de toda a sua vida, continuamente

CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVOU VALE-CULTURA

A Câmara dos Deputados aprovou a criação do Vale-Cultura na noite do dia 14. O Projeto de Lei 5.798/2009, redigido pelo Ministério da Cultura e enviado ao Congresso pelo Poder Executivo, garante o vale mensal de R$ 50 para que trabalhadores de empresas cadastradas no Programa Cultura do Trabalhador e que ganham até 5 salários-minímios invistam em produtos e serviços culturais. As empresas poderão descontar do imposto de renda o exato valor dos vales.

O texto aprovado foi o substitutivo da deputada Manuela D'Ávila (PcdoB – RS) que concede o benefício também aos  trabalhadores deficientes que possuem até sete salários mínimos. Além disso, os estagiários das empresas cadastradas no programa também poderão receber o vale, bem como os idosos, que ganharão R$ 30,00 mensais.O repasse do dinheiro aos funcionários deverá ser feito via cartão magnético.

CAIU A MÁSCARA

Os latifundiários da mídia fizeram de tudo para sabotar o debate democrático na sociedade sobre os meios de comunicação. Eles impediram a regulamentação dos dispositivos da Constituição de 1988; abortaram todas as iniciativas democratizantes do setor; chantagearam e enquadraram os poderes públicos; desqualificaram os críticos da monopolização e da manipulação midiática, apresentando-os como partidários da censura; contiveram ao máximo a convocação da Confecom.

Quando o governo Lula finalmente decidiu convocar a conferência, eles tentaram sabotá-la. Num gesto desesperado, seis das oito entidades empresariais abandonaram a comissão organizadora do evento. Com isso, os barões da mídia demonstraram que não têm qualquer compromisso com a democracia; que o discurso da "liberdade de expressão" é pura retórica; que eles não defendem a "liberdade de imprensa", mas sim a "liberdade dos monopólios". Esta conduta autoritária pode representar um tiro no pé. No esforço pedagógico da Confecom, cai a máscara dos barões da mídia.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

JÁ PENSOU EM COMO QUER MORRER?

Há bem pouco tempo, o pai, ou a mãe morria no grande leito do casal, cercado dos filhos. Hoje, morre-se com grande freqüência, na mais absoluta ignorância. Ou pior ainda, na mais absoluta solidão de uma CTI de hospital. Ao redor dele arma-se um verdadeiro teatro, o teatro de uma civilização que não sabe o que fazer com a morte. Os familiares, fingindo que o enfermo logo retornará às suas atividades, falam de negócios, férias, de futebol... E na chegada ou na saída – garantem que ele está muito melhor e em breve terá alta. O enfermo, o primeiro a suspeitar da gravidade da doença. Mas o ultimo a acreditar, embarca nesta encenação, acreditando ou fingindo acreditar. Depois, sobrevindo a morte, o cadáver é velado numa anônima capela funerária, onde se fala em voz baixa, mas se fala das coisas da vida. Ou até se lembram de episódios cômicos ou se contam piadas. Sepulta-se o morto o quanto antes, não se carrega luto e não se fala mais dele.O culto à juventude e ao prazer faz com que a morte seja ignorada. Não se deve pensar ou falar nela. Na realidade, assim como temos que aprender tudo na vida, precisamos aprender a envelhecer e a morrer. Cada um deve preparar e merecer a própria morte.

PORQUE SOU A FAVOR DO MST.

Eu gostaria que o MST não existisse, porque nesse caso já teria ocorrido a reforma agrária no Brasil e não haveria sem terra. Mas, enquanto a questão fundiária mão for tocada, é bom, saudável e importante que ele exista. Mas o governo é como feijão: só funciona na panela de pressão. É muito importante que o MST esteja defendendo essa grande ansiedade nacional histórica, não cumprida por nenhum governo e prometida por muitos que é realmente mexer na nossa estrutura fundiária, que é arcaica. E notem bem, não estou falando de um Brasil socialista, mas na modernização do capitalismo brasileiro. O agronegócio segundo o senso agropecuário, emprega 600 mil pessoas e a agricultura familiar, 12 milhões. Imaginem se tivermos reforma agrária: não teríamos problema de emprego nem de inchaço urbano provocado pelo êxodo rural.

PARA OS VEREADORES REFLETIREM!

Recebi o e-mail abaixo, agradeço e divulgo na íntegra.

"RUI.COMO SOU FUNCIONARIO DA PREFEITURA, ACHO QUE NÃO DEVIAM CRIAR ESSES CARGOS NA CÂMARA DE VEREADORES, AINDA MAIS PAGANDO SALARIOS ALTOS, HOJE FAZEMOS TODOS OS SERVIÇOS DA CÂMARA E NÃO RECEBENOS NADA POR ISSO, TUDO DE GRAÇA, E NINGUÉM RECONHECE ISSO, AGORA CRIAR ESSES CARGOS PARA PAGAR MAIS DO NÓS RECEBEMOS DA PREFEITURA ATENDENDO O EXECUTIVO E O LEGISLATIVO NÃO É JUSTO. ACHO QUE AS PESSOAS, A POPULAÇÃO, NÃO SABEM DISSO, NEM A MAIORIA DOS VEREADORES... UMA DICA."
ATÉ
GILBERTO.

PARA ACABAR COM A FOME FALTA VONTADE POLÍTICA E CORAGEM.

A constatação de que mais de 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo deveria sensibilizar até os mais egoístas habitantes deste planeta. Desde que a comida passou a integrar o leque de mercadorias do balcão mundial de negócios, os interesses dos poderosos grupos econômicos sempre nortearam preços e destinos. E em um cenário influenciado pela crise financeira internacional, a oscilação de preços se torna ainda mais cruel para os desfavorecidos. Estudos comprovam que há condições de produzir alimentos, mas a injusta distribuição geopolítica torna evidente que a falta de comida existe só para os pobres. Mas há providencias viáveis a curto prazo. Reduzir o desperdício, que em certas regiões ultrapassa um terço apenas na colheita e no transporte, é um exemplo. Incentivar a agricultura familiar é outra. Medida mais conseqüente ainda: dar real destinação social à terra. Para isso, como diagnostica a ONU, basta vontade política a uma boa dose de coragem.

ACHO QUE A AMÉRICA LATINA ESTÁ NO BOM CAMINHO.

Uma coisa que tenho convicção, é que a maioria dos presidentes latino-americanos atuais não provem das tradicionais oligarquias.Isso é uma grande e positiva novidade. A America Latina passou por três períodos nos últimos 40 anos: as ditaduras militares, rechaçadas pelo povo; os governos neoliberais messiânicos ( como Collor no Brasil, Menem na Argentina, Fijimori no Peru, Rafael Calldera na Venezuela) também rechaçadas e agora nos temos governos democráticos e populares, como pessoas de extração política progressista, sindical. Como é o caso do Lula no Brasil, Evo Morales na Bolivia, de ex-presos políticos, como Michelle Bachelet no Chile e Tabaré Vasquez no Uruguai. Trata-se de um processo novo e na expectativa de que esses mandatários promovam reformas de estrutura pelas vias pacificas e democráticas. Se isso não for feito, a frustração será muito grande e eu temo que pessoas na America Latina voltem a falar na luta armada.

O MENSALÃO DA MIDIA GOLPISTA



Segundo o blog NaMariaNews, que monitora a deterioração da educação em São Paulo, o rombo nos cofres públicos pode ser ainda maior. Numa minuciosa pesquisa aos editais publicados no Diário Oficial, o blog descobriu o que parece ser um autêntico "mensalão" pago pelo tucanato ao Grupo Abril e a outras editoras, como Globo e Folha. Os dados são impressionantes e reforçam a sugestão de Sérgio Amadeu da deflagração imediata da campanha pela "privatização" da revista Veja. Chega de sugar os cofres públicos! Reproduzo abaixo algumas mamatas do Grupo Civita:

- DO de 23 de outubro de 2007. Fundação Victor Civita. Assinatura da revista Nova Escola, destinada às escolas da rede estadual de ensino. Prazo: 300 dias. Valor: R$ 408.600,00. Data da assinatura: 27/09/2007. No seu despacho, a diretora de projetos especial da secretaria declara "inexigível licitação, pois se trata de renovação de 18.160 assinaturas da revista Nova Escola.

- DO de 29 de março de 2008. Editora Abril. Aquisição de 6.000 assinaturas da revista Recreio. Prazo: 365 dias. Valor: R$ 2.142.000,00. Data da assinatura: 14/03/2008.

- DO de 23 de abril de 2008. Editora Abril. Aquisição de 415.000 exemplares do Guia do Estudante. Prazo: 30 dias. Valor: R$ 2.437.918,00. Data da assinatura: 15/04/2008.

- DO de 12 de agosto de 2008. Editora Abril. Aquisição de 5.155 assinaturas da revista Recreio. Prazo: 365 dias. Valor: R$ 1.840.335,00. Data da assinatura: 23/07/2008.

- DO de 22 de outubro de 2008. Editora Abril. Impressão, manuseio e acabamento de 2 edições do Guia do Estudante. Prazo: 45 dias. Valor: R$ 4.363.425,00. Data da assinatura: 08/09/2008.

- DO de 25 de outubro de 2008. Fundação Victor Civita. Aquisição de 220.000 assinaturas da revista Nova Escola. Prazo: 300 dias. Valor: R$ 3.740.000,00. Data da assinatura: 01/10/2008.

- DO de 11 de fevereiro de 2009. Editora Abril. Aquisição de 430.000 exemplares do Guia do Estudante. Prazo: 45 dias. Valor: R$ 2.498.838,00. Data da assinatura: 05/02/2009.

- DO de 17 de abril de 2009. Editora Abril. Aquisição de 25.702 assinaturas da revista Recreio. Prazo: 608 dias. Valor: R$ 12.963.060,72. Data da assinatura: 09/04/2009.

- DO de 20 de maio de 2009. Editora Abril. Aquisição de 5.449 assinaturas da revista Veja. Prazo: 364 dias. Valor: R$ 1.167.175,80. Data da assinatura: 18/05/2009.

- DO de 16 de junho de 2009. Editora Abril. Aquisição de 540.000 exemplares do Guia do Estudante e de 25.000 exemplares da publicação Atualidades – Revista do Professor. Prazo: 45 dias. Valor: R$ 3.143.120,00. Data da assinatura: 10/06/2009.

Para não parecer perseguição à asquerosa revista Veja, cito alguns dados do blog sobre a compra de outras publicações. O Diário Oficial de 12 de maio passado informa que o governo José Serra comprou 5.449 assinaturas do jornal Folha de S.Paulo, que desde a "ditabranda" viu desabar sua credibilidade e perdeu assinantes. Valor da generosidade tucana: R$ 2.704.883,60. Já o DO de 15 de maio publica a compra de 5.449 assinaturas do jornalão oligárquico O Estado de S.Paulo por R$ 2.691.806,00. E o de 21 de maio informa a aquisição de 5.449 assinaturas da revista Época, da Globo, por R$ 1.190.061,60. Depois estes veículos criticam o "mensalão" no parlamento.

AS ATRAÇÕES DO GALPÃO CRIOULO NA FEINTECH

    Na sexta-feira, dia 6 de novembro será realizada a partir das 22h a gravação do Programa Galpão Crioulo , na Feintech/Mapic, em Horizontina, para posterior transmissão para todo o Rio Grande do Sul. A gravação será feita no palco principal do evento e terá as seguintes atrações: Pedro Ortaça, Jorge Guedes, Baitaca e Sidnei Franck (atração local). O ingresso antecipado para esta programação é R$ 10,00.

SERÁ DIA 10 DE NOVEMBRO A 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA

Horizontina realiza dia 10 de novembro a 1ª Conferencia Municipal de Cultura, a partir das 19 horas na Biblioteca Municipal. O objetivo do evento é traçar o plano de ação das atividades culturais e projetos que serão realizados em Horizontina, nos próximos anos. Para o ato estão sendo convidados músicos, dançarinos, atores, professores de artes, professores de dança, professores de música, pintores, literários, artistas em geral, amantes da cultura, imprensa, empresas e comunidade em geral. O evento será no dia 10 de novembro. Perguntar não ofende: Onde ficam os produtores culturais?


terça-feira, 20 de outubro de 2009

CONHECIMENTO E MUITA INFORMAÇÃO DURANTE A FEINTECH/MAPIC

Além das atrações já confirmadas para a edição da Feintech/Mapic, como os shows de Titãs, Michel Teló, Shirle de Moraes, Galpão Crioulo, Macacos de Bermuda e Alex e Ronaldo, a 3ª Feintech e 8ª Mapic, vai oferecer ao público, oportunidade de obter conhecimento em diferentes áreas.

Serão promovidas uma série de palestras para os dias da feira. No dia 5/11 o tema a ser abordado é "Práticas Conservacionistas na Agricultura", com o produtor Humberto Falcão. Esta palestra inicia às 11h30 no restaurante das etnias. As 19h no auditório da Fahor, o tema "Cloud Computing" será apresentado pelo o diretor de tecnologia da Sisnema, Giani Maldaner. As palestras do dia 5 encerram com a participação do zootecnista e Mestre em Nutrição Animal, da empresa Nutron, Renato Palma Nogueira. Ele estará debatendo sobre o tema "Segredos de uma Dieta de Alta Produção para Vacas Leiteiras". A palestra de Renato
inicia às 20h, no restaurante das etnias.

No dia 6/11 será realizado o ciclo de palestras "Energias Alternativas" e apresentação da Câmara Brasil Alemanha, às 19h no auditório da Fahor. Não são necessárias inscrições para as palestras. Os interessados devem apenas se dirigir aos locais de realização.

“TV FOI A MAIOR TRAGÉDIA QUE JÁ OCORREU PARA A HUMANIDADE” Valdemar Setzer.

  

Por exemplo, quais seriam os males da televisão?
Há uma lista de questões: excesso de peso e obesidade; riscos de doenças; problemas de atenção e hiperatividade; agressividade e comportamento antissocial; medo e depressão; intimidação a colegas (bullying); indução de atitude machista; dessensibilização dos sentimentos; indução de mentalidade de que o mundo é violento e violência não gera castigo; prejuízo para a leitura; diminuição do rendimento escolar; prejuízo para a cognição; confusão de fantasia com realidade; isolamento social; problemas de relacionamento; aceleração do desenvolvimento; prejuízo para a criatividade; autismo; vício; indução ao consumismo; condicionamento e não informação; paralisia mental; indução de mentalidade de competição; destruição da vida familiar; falta de ritmo e sono saudável; massificação; indução de impulsividade e negatividade; indução de admiração pelas máquinas; e indução de mentalidade materialista. Todos esses pontos estão justificados, com citações de pesquisas científicas que os comprovam, em meus artigos "A TV antieducativa" e "Efeitos negativos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes

 

SUGESTÃO PARA UM CARGO ENTRE OS QUE SERÃO CRIADOS NA CÂMARA.

O de uma pessoa para facilitar um canal de comunicação entre juventude e poder público local, garantir o acesso de jovens às informações sobre programas e projetos da Prefeitura, acolher as demandas de grupos e articulações juvenis, produzir informações que subsidiem a tomada de decisão de encaminhamento de ações mais prementes para as diferentes regiões da cidade.É o mínimo que os jovens horizontinenses esperam desta casa. Um nome para o cargo? Auxiliar de Juventude – que tal?

SE PARAR O BICHO PEGA SE CORRER...

Engraçado a correria que é a nossa rotina. Tudo é exigido para ontem, o AGORA domina nossas mentes e ações.
Essa pressão vem de todos os lados: escola, trabalho, família. Tudo isso tem que ser imediato e se não for dessa maneira, você é carta fora do baralho.

Mas por quê tem que ser assim? Por quê temos que nos adaptar a essa loucura do dia-a-dia?

Realmente eu não sei. As pessoas deveriam saber que cada um tem seu tempo de compreensão, de raciocínio, enfim, de diversos jeitos e maneiras. Esse tempo é, na maioria das vezes, diferente para cada um.
Devemos respeitar isso, não precisa ser tudo para agora. Vamos fazendo as coisas no tempo que precisar, de maneira responsável, logicamente.

Apesar de tudo ter sempre que ser feito na hora, devemos sempre dar prioridade as coisas certas e deixar as outras que não são.
Mas como saber escolher a prioridade das coisas?
Sempre é bom utilizar de duas funções básicas: utilidade e necessidade.

QUE EXEMPLO ESTAMOS DANDO?

Cerca de 5 mil crianças por dia morrem devido a falta de saneamento e à poluição das águas. De 300 milhões acometidas com a malária, 1 milhão morrem. E aproximadamente 50 mil morrem todos os anos devido à dengue. Poderemos ter até 2080 uma população de 3,5 bilhões em áreas de risco. Atualmente 1,1 bilhão possui acesso inadequado à água e 2,6 bilhões sem saneamento básico. É mais do que fundamental que as crianças se sintam incluídas no processo de construção de um mundo melhor. Na plantação e colheita de sua árvore dos sonhos. E não basta que a criança aprenda a importância de preservar o meio ambiente. É necessário que ela tome como exemplo as atitudes dos adultos de seu convívio. Não precisamos esperar pelo pior para que as crianças aprendam na vivência o que há de mais importante neste mundo. A esperança continua sendo a última que morre.

PEGA LEVE...

O diagnóstico: déficit de atenção que ocasiona depressão. Problemas comportamentais em razão de distúrbios de hiperatividade. Falta de contato humano em decorrência da tecnologia a disposição da pseudo-aproximação. Ansiedade devido à busca por velocidade da informação e ação, que gera gastrite, azia e úlcera - todos detalhados por endoscopia. E mais, insônia, impaciência, dores de cabeça, ardência nos olhos, pressão arterial alta, nervosismo, desinteresse sexual... O stress.

A qualidade está estritamente ligada ao rumo e a velocidade em que a as coisas acontecem. O stress realmente é um mal, a doença contemporânea a ser enfrentada. Assim como a baixa produtividade. Porém, o que muitos não entendem é que quem dita o ritmo das ações são eles próprios e que é na postura, na mudança de encarar tarefas como fardos, no optar em descansar pra correr, em vez de correr pra descansar, que a vida pode ser mais leve.

OBAMA É PODEROSO?

Poderoso é John McCain que perde as eleições, mas transita pela Casa Branca paralela, a real, com desenvoltura absoluta e montado no patriotismo canalha de grupos empresariais e militares.

Che Guevara dizia que a "farda molda o corpo e embota a mente". No caso de militares latino-americanos em sua maioria esmagadora é uma realidade maior que isso. Esse embotamento provoca surtos de canalhice e golpismo que têm sido, historicamente, a trágica história dos povos dessa parte do mundo, nas muitas ditaduras que pululam por aí, algumas disfarçadas de "ordem democrática". Como foi a gerada a partir do golpe de 1964 no Brasil.

O jogo de empurrar a situação em Honduras, onde permanecem os protestos da população civil contra o golpe e a dura repressão dos "democratas", repito, o jogo de empurrar com a barriga, foi o objetivo dos EUA desde o começo da história, pois desde o primeiro momento Obama sabia que não poderia reverter uma situação de fato, pois não é o presidente de fato.

NUM MUNDO PREMATURO, COM CERTEZA: PESSOAS PREMATURAS

Por que essa ancia de ser igual os mais velhos, essa nova juventude não quer viver sua infância e adolescência, mas quer crescer cada vez mais rápido, e sem assumir as responsabilidades de um adulto ou jovem. Eu sinto falta da minha infância, pois não tinha grandes responsabilidades, para mim isso ocorre devido o fato de mães prematuras não saberem educar os filhos e que mais tarde vai influenciar outras crianças que quando crescerem vão ser igual a mãe.

Acho que tudo isso acontece porque no mundo atual, as coisas e resultados tem que ser para agora, você é obrigado a ser "maduro" e preparado para fazer tarefas e ações que antigamente não eram necessárias para certas idades. Isso pode ser encarado de forma positiva e negativa. Positiva porque o adolescente, jovem ou criança tendo as responsabilidades da vida sendo vivenciadas mais cedo estará, na teoria, melhor preparado para seguir em frente e encarar os problemas e dificuldades que estão por vir.

O lado negativo é que para estar "maduro" mais cedo, o ser humano abre mão de algumas coisas muito importantes para a formação da nossa personalidade entre outras centenas de coisas, e isso pode prejudicar e muito no futuro, então temos que tomar mais cuidado para não se precipitar.

E a questão é essa, saber dosar os dois lados e não ser extremista de forma alguma, não deixe de aproveitar sua infância, adolescência e juventude, porque você vai sentir falta dessa época, mas ao mesmo tempo ser responsável e estar ligado nas coisas a sua volta.

ENSINANDO O PRECONCEITO RACIAL

Quando éramos apenas crianças e aprendemos as cores, algo inconsciente ou bem consciente já despertava o preconceito nas pessoas: a forma como chamavam um certo lápis, o tal de cor de pele. Vocês já notaram qual é a cor dele?

Hoje não sou mais criança e, refletindo melhor, comecei a fazer uma pequena relação disso com o preconceito racial, que de alguma forma nasce nas pessoas, por algum motivo que não sei entender por que nasce, mas sei que existe.

Percebi que ainda criança me ensinavam o preconceito racial, e que desde criança queriam fazer com que acreditássemos que a cor da pele era apenas uma, e podia se definir e limitar-se a um simples lápis de cor, o lápis cor de pele.

sábado, 17 de outubro de 2009

MORTINHO – NO DICIONÁRIO.




Mortinho: estado lastimável e cada vez mais freqüente do gênero humano. A despeito do que parece, não se trata do diminutivo masculino de sem vida.


Mortinho é exaurido, exausto, cansado, sugado, consumido. É assim que me encontro.

QUERIDOS PROFESSORES E MESTRES.

Sim, 15 DE OUTUBRO foi o dia dos professores. Data em que é difícil desviar de reportagens e abordagens que fujam do lugar-comum. E são dois basicamente: as homenagens e "o pouco a comemorar…" neste dia. Isso cansa, sabe? Meu filho é professor. Minha esposa tem uma filha que é professora. Então, meu cotidiano sempre foi permeado por essa fauna estranha, curiosa, interessante e envolvente que são os professores. Mas a gente não aprende só na escola. Aliás, é na sala de aula que a gente descobre que há professores e mestres. Os primeiros são importantes, cotidianos, ordinários, necessários. Já os mestres são mais raros, mais influentes, menos necessários, mas mais decisivos em nossas vidas. Continuo encontrando mestres por aí, por onde quer que eu ande. Mas alguns eu trago comigo: dona Ivoni – a professora da Escola Luterana" -, dona Rosinha - a mestra dedicada -, Guitz – uma influência e um exemplo– Pedro - uma admiração e uma amizade -, dona Claudete – que ensina a viver até hoje…Mais importante que homenagear é reconhecer;.


 


 

LIVRO ELETRÔNICO

Novo brinquedo eletrônico na praça, mas não se destina às crianças. O Kindle é um gadget para adultos, abonados e novidadeiros: trata-se de um leitor eletrônico de livros, lançado pela livraria digital Amazon. Custará no Brasil cerca de mil reais e desde já tem à disposição 200 mil títulos que podem ser baixados do próprio aparelho em 60 segundos. A direção da Feira de Frankfurt, o maior evento editorial do mundo, onde o aparelho foi apresentado, já previu que o livro de papel acabará até 2018. Dois anos depois da Olimpíada do Rio. Jornais e revistas estão excitadíssimos. O Globo já anunciou sua adesão: sua edição impressa já está disponível no Kindle. O aparelho foi capa de revista no último fim de semana e Paulo Coelho, o maior fabricante de livros, proclamou que "quem não adotar a nova tecnologia ficará tão antigo como os monges medievais". Então, um viva aos monges medievais – eles sabiam o que é bom.

DONOS DE RÁDIO QUEREM REGULAMENTAR A INTERNET

Por que os radiodifusores consideram prioritário regulamentar a internet?
Confesso que ainda não entendi o movimento dos radiodifusores. Não sei se não perceberam o mundo, não entenderam direito o que vem por aí. A TV brasileira aberta, comercial, ainda é o grande veículo de comunicação no Brasil. TV a cabo e internet são para 10%. Pode ser, também, que estejam fazendo uma cortina de fumaça, tentando confundir. Quando eles propõem regulamentar a internet, uma coisa tão difícil de regulamentar e que ao mesmo tempo gera uma grande reação, criam uma polêmica em um campo que não afeta seus interesses comerciais e causa grande confusão. A tendência é a população consumidora no Brasil daqui a cinco, dez anos, estar na TV paga, no celular, na internet. Não mais na TV aberta. Em países como Estados Unidos, Japão, Holanda, Itália, Inglaterra, França, a TV aberta está desaparecendo: 90% das residências americanas têm TV por assinatura e uns 60% têm banda larga em casa.

DESEMBARGADOR DIZ QUE IMPEDIR PROJETO FICHAS-SUJAS, É AUTODEFESA.

Desembargador Alberto Motta Moraes, presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, criticou ontem a resistência dos parlamentares ao projeto que barra as candidaturas de políticos que já tenham alguma condenação na Justiça, os chamados fichas-sujas. "Eu vejo isso como uma forma de autodefesa de muitos que estão lá (no Congresso) e têm alguns problemas com a Justiça", afirmou. Levantamento do site Congresso em Foco, divulgado no mês passado, mostra que pelo menos 152 parlamentares respondem a processos no Supremo Tribunal Federal (STF).

A proposta para barrar a candidatura dos fichas-sujas é uma iniciativa popular e chegou ao Congresso em setembro, depois de receber 1,3 milhão de assinaturas. Pelo texto ficam proibidos de se candidatar qualquer um que tenha sido condenado em primeira instância judicial ou que responde na Justiça por denúncias graves como homicídio, racismo e desvio de dinheiro público - desde que as denúncias tenham sido feitas pelo Ministério Público. O presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), já demonstrou a intenção de mudar o projeto para abrandar o texto. Seria excluída a proibição da candidatura por causa de denúncias e os condenados em segundo grau, e não mais em primeiro, é que seriam impedidos de concorrer às eleições.

DEMOCRATIZAR OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO!

Um dos problemas da batalha pela democratização dos meios de comunicação no Brasil é que, como tratamos de um tema difícil, que envolve muita tecnologia nova, ela acaba se tornando um debate restrito a alguns setores. Estudiosos já há algum tempo alertaram para o tema como uma questão estratégica, mas o debate geralmente fica entre especialistas. No outro extremo, o movimento social ainda não se deu conta de que a comunicação é uma questão decisiva para as lutas do cotidiano, que é muito difícil realizar um trabalho de conscientização, organização e mobilização da classe se você não enfrenta a manipulação que a mídia desenvolve. E que a mídia é fundamental também para a defesa de direitos – pois dizem que eles são coisa de privilegiados, marajás – e que ela dificulta qualquer luta transformadora.
O movimento social é muito premido pelas urgências. No sindicalismo, por exemplo, a demanda é muito grande. É atraso de salário, pressão da chefia, retirada de direitos... o movimento sindical acaba tendo que correr atrás desse prejuízo, e esse também é o papel dele. Mas isso apenas confirma a tese de Marx: você fica na guerra de guerrilhas cotidiana contra os efeitos e não vê as causas. O movimento fica na luta imediata, econômica, corporativa, mas não vê as causas da exploração. O movimento social, no geral, não se deu conta ainda desta batalha estratégica.

COMO VAI A INTERNET NO BRASIL?

No Brasil, a rede corre muito bem. Houve um crescimento no mercado brasileiro acima dos índices da América Latina, acima dos outros índices brasileiros de um modo geral. Quanto aos domínios, estão bastante fortes. Não há nada que indique uma desaceleração, pelo contrário, vamos continuar num ritmo de crescimento de 20% ao ano e ainda estamos numa fase bastante intensa de investimentos, que deve durar ainda dois ou três anos. Depois disso, diminui um pouquinho e o crescimento ficará na casa de 15% ao ano. É claro que ainda existem muitas pessoas que não têm acesso à rede, muitos rincões que não têm conexão, pessoas que não conseguem comprar um micro e outras barreiras de entrada que continuam a impedir um crescimento maior.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

3ª Feintech – Feira Internacional de Tecnologia

8ª Mapic – Mostra da Agropecuária, Indústria e Comércio


DIA 4 DE NOVEMBRO – QUARTA-FEIRA

Abertura do Parque de Eventos ao público 17h

Funcionamento dos Pavilhões de exposição 18h às 22h30

Funcionamento do Parque de Diversões 17 às 24h

Jantar típico gaúcho (com apresentações artísticas e culturais) (Restaurante das Etnias)

Show com a banda Macacos de Bermudas 21h30 (Palco Principal)

Show com o grupo Titãs 23h (Palco Principal)


DIA 5 DE NOVEMBRO – QUINTA-FEIRA

Abertura do Parque de Eventos ao público 9h30

Funcionamento dos Pavilhões de exposição 9h30 às 22h30

Funcionamento do Parque de Diversões 9h30 às 24 horas

Palestra "Práticas Conservacionistas na Agricultura" com o produtor Humberto Falcão 11h30 Local: (Restaurante das Etnias), seguido de almoço convidados do Projeto Água Limpa.

Plantio da árvore símbolo da 3ª FEINTECH/8ª MAPIC 14h30 (Espaço Meio Ambiente)

Lançamento do livro "Garimpo e Lapidação" do autor Valdir Bündchen e assinatura de Convênio Água Limpa com Caixa RS

15h (Espaço do Meio Ambiente)

Concurso Educacional Água Limpa com apresentações artísticas variadas por parte dos alunos das Escolas de Horizontina e Tucunduva

15h30 (Área de Shows – Palco Alternativo)

Avaliações e julgamento da exposição do gado leiteiro 15 horas (Pavilhão da Agropecuária)

Jantar típico Polonês (com apresentações artísticas e culturais) (Restaurante das Etnias)

Palestra "Cloud Computing" com o Sr. Giani Maldaner (Diretor de Tecnologia da SISNEMA) 19h (Auditório da FAHOR)

Palestra "Segredos de uma Dieta de Alta Produção para Vacas Leiteiras" com o Sr. Renato Palma Nogueira da empresa NUTRON – Zootecnista e Mestre em Nutrição Animal 20h (Restaurante das Etnias)


Jantar e premiações da exposição de gado leiteiro 21 horas (Restaurante das Etnias)

Show com o artista Michel Teló 22h30 (Palco Principal)


DIA 6 DE NOVEMBRO – SEXTA-FEIRA

Abertura do Parque de Eventos ao público 9h30

Funcionamento dos Pavilhões de exposição 9h30 às 22h30


Funcionamento do Parque de Diversões 9h30 às 24 horas

Feira do Livro Estande da Educação (Pavilhão 1)

Almoço de Idéias SICREDI Restaurante das Etnias

Reunião do Conselho Regional de Desenvolvimento Fronteira Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - COREDE

13h30.

Abertura Oficial da 3ªFEINTECH/8ªMAPIC 16h (Palco Alternativo)

Apresentação do Projeto "Horizontina Digital" 17h (Pavilhão da Tecnologia)

Ciclo de Palestras "Energias Alternativas" e Apresentação da Câmara Brasil Alemanha 19h
(Auditório da FAHOR)

Jantar típico Alemão (com apresentações artísticas e culturais) (Restaurante das Etnias)

Gravação do Programa Galpão Crioulo 22h (Palco Principal)


DIA 7 DE NOVEMBRO – SÁBADO

Abertura do Parque de Eventos ao público 9h30

Funcionamento dos Pavilhões de exposição 9h30 às 22h30

Funcionamento do Parque de Diversões 9h30 às 24h

Feira do Livro Estande da Educação (Pavilhão 1)

Presença da Autora Rosana Rios 10h às 11h30

Presença da Autora Rosana Rios 13h30 às 15h.


Primeiro dia da Competição Regional Sul SAE de Baja – Avaliações estáticas e dinâmicas Todo o dia a partir das 9h (Pista de Competições off road)

Lançamento dos livros: "Histórias de Lobo" - Alunos do 2º ano - Professora Alice Dreissig - Escola Municipal Bela União e "Especificidades do fazer docente" Anais do 1º Seminário de Qualificação - Professores Municipais 15h Estande da Educação (Pavilhão 1)

Jantar típico Italiano (com apresentações artísticas e culturais) (Restaurante das Etnias)


Show com a artista Shirle de Moraes 22h30 (Palco Principal)


Show com a dupla Alex e Ronaldo 24h (Palco Principal)


DIA 8 DE NOVEMBRO – DOMINGO

Abertura do Parque de Eventos ao público 9h30

Funcionamento dos Pavilhões de exposição 9h30 às 18h

Funcionamento do Parque de Diversões 9h30 às 22h

Feira do Livro Estande da Educação (Pavilhão 1)

Almoço típico gaúcho - Costelão (com apresentações artísticas e culturais) ao encargo CTG Carreteiros do Horizonte (Restaurante das Etnias)

Segundo dia da Competição Regional Sul SAE de Baja (Pista de competições off Road)

Tomadas de tempo Início às 10h

Enduro 1ª bateria Das 12h às 13h

Enduro 2ª bateria Das 13h30 às 14h30

Premiação dos vencedores da Competição Regional Sul de Baja 14h30

Encerramento oficial da 3ª FEINTECH/8ª MAPIC ao público 18h




quarta-feira, 14 de outubro de 2009

CREDENCIAMENTO IMPRENSA

Gostaríamos de informar a todos que o credenciamento dos meios de comunicação interessados em fazer a cobertura da 3ª Feintech/8ª Mapic, deve ser feito via Aciap, a partir de hoje.

Cada veículo poderá cadastrar duas pessoas. O nome e o número da carteira de identidade, destes representantes devem ser enviados para a gerente executiva da Aciap, Geanine de Oliveira por e-mail: geanine@aciaphz.com.br

Pedimos que cada meio de comunicação defina os nomes e repassem as informações, em um único e-mail para Geanine, desta forma organizamos o processo e evitamos desencontro de informação.

O prazo para cadastramento encerra dia 25/10. Depois de cadastrados, os veículos podem retirar as credenciais que serão nominais, junto a Aciap, em Horizontina, ou solicitarem ao chegar à feira.


 

COMPETIÇÃO ESPORTIVA NA FEINTECH-MAPIC 2009

    A edição da Feintech/Mapic terá muitas atrações. Shows, exposição de empresas de diversos ramos e a feira de tecnologia. Neste setor, muitas novidades vindas de diferentes locais do Estado, e também Brasil poderão ser acompanhadas pelo público que for até o parque municipal de evento de Horizontina, de 4 a 8 de novembro.

    Entre as atrações do setor de tecnologia está a apresentação dos projetos de Baja, realizado em diversas universidades do Brasil. Na feira, o público poderá conhecer mais a respeito desse trabalho realizado por estudantes e professores de Engenharia (Física, Mecânica, Mecatrônica, Robótica, Metalúrgica, Eletrônica, EletroEletrônica, Automobilística, Produção, Automação Industrial, Aeronáutica, Materiais ou Agronômica).

    Esse projeto colocará os carros produzidos nas universidades, para competir na pista do parque de eventos, no dia oito de novembro. Já confirmaram a participação, 14 equipes para esta Etapa Regional Sul de Baja. A competição reúne grupos que representam Instituições de Ensino Superior do RS, SC e PR. Esta será mais uma das atrações que a Feintech/Mapic 2009 deverá mostrar no evento, envolvendo uma atividade esportiva voltada a Tecnologia. Mais informações sobre o Baja, no site http://www.saebrasil.org.br/eventos/CopaBaja2009/.


 

VENDA DE INGRESSOS FEINTECH-MAPIC 2009

Os ingressos para a edição 2009 da Feintech/Mapic começaram a ser vendidos. Em Horizontina os pontos de venda são: Colégio Cristo Rei, Colégio Frederico Jorge Logemann, Fahor, Bem Querer Presentes, Aciap, Sicredi e Banrisul. Em Três de Maio, Sicredi, Banrisul e Sommer Comunicação, nas demais cidades da região, os ingressos podem ser comprados nas agências do Sicredi e Banrisul.

    Os valores dos ingressos são os seguintes: Durante todos os dias de feira, até as 17h, ingresso a R$ 3,00. Em dias de shows, R$ 10,00 antecipado e R$ 15,00 na hora. O público tem ainda a opção de adquirir ingressos vip (pacotes), no valor de R$ 25,00 até o dia 20/10 e depois desta data o pacote para a ser R$ 30,00.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

AS SOBERANAS DA FEINTECH-MAPIC 2009



A Comissão Central organizadora da VIII Mostra Agropecuária, Industrial e Comércio e III Feira Internacional de Tecnologia de Horizontina, que será realizada de 4 a 8 de novembro apresenta as soberanas do evento.


A escolha delas foi feita através de uma determinação previa de que três escolas de Horizontina fizessem a indicação. O Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann escolheu como representante a estudante Bárbara Pais, 17 anos, que freqüenta o 3º ano do Peies do CFJL. O Colégio Cristo Rei definiu como representante Josiane Jarline Jagger, 18 anos, que realiza curso normal, nível médio e a Escola Estadual Albino Fantin escolheu para soberana, Taines Barbosa, de 16 anos que cursa o 2º ano do Ensino Médio.

FEINTECH MAPIC – GARANTA O SEU ESTANDE E BONS NEGÓCIOS.

    A edição 2009 da Mapic/Feintech está sendo organizada desde os primeiros meses do ano. A procura por locação de estandes foi grande desde o início e isso vai garantir a todos, a possibilidade de conferirem muitas novidades e conhecer o trabalho de muitas empresas.

     Os espaços com nove metros quadrados estão sendo comercializados para empresas de Horizontina associadas à Aciap, por R$ 570,00. Para empresas horizontinenses não sócias da entidade, o investimento é de R$ 855,00. Expositores de outros municípios podem adquirir estandes por R$ 1.140,00.

    Até a data de hoje (9/10), dos 218 espaços disponíveis, 203 já foram locados. Vale ressaltar que 164 estandes são internos e 54 externos. Empresas dos mais variados ramos de negócio já garantiram um lugar na 8ª Mapic e 3ª Feintech. Teremos em Horizontina a presença do comércio, indústria, prestação de serviço, agricultura, tecnologia, de empresas do Rio Grande do Sul e também de Santa Catarina e Paraná.

    O sucesso dessa procura se deve a credibilidade que a feira ao longo dos anos vem conquistando, a parceira e comprometimento dos empresários de Horizontina, todos interessados em fazer pelo município o melhor e também, graças a boa repercussão do evento de lançamento da feira, realizado durante a Expointer em Esteio. A participação de uma comissão da Feintech/Mapic neste evento, garantiu o interesse de diversos expositores de outras regiões do Estado a se fazer presente em Horizontina de 4 a 8 de novembro. Mais informações sobre a locação de estandes pelo fone 3537-1868 ou pelo e-mail: aciaphz@aciaphz.com.br.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A FUMAÇA PRETA QUE SAI DO DESCARGA DOS CARROS.

Fui dar uma caminhada para desestressar. Uma coisa me chamou a atenção. A fumaça preta que saia dos canos de descarga dos veículos. Daí caiu a ficha e notei que estava em Porto Alegre a capital de todos os gaúchos. E caminhar envolto em fumaça não é nada legal e nem saudável. Daí também me ocorreu que 927 municípios brasileiros, já se integram ao Sistema Nacional de Trânsito e implantaram programas de inspeção periódica de emissões e podem estabelecer limites mais restritivos em função do nível de comprometimento do ar? Ao ver um veículo soltando muita fumaça, não deixe de anotar a placa e denunciar ao órgão fiscalizador de sua cidade. Se não tiver, pede para o seu vereador entrar com um projeto na câmara para que Horizontina seja mais um a fazer parte deste seleto número de cidades. E parabéns a FEINTECH pelo Zero de emissão de Co2.

VIVER COM ARTE.

Viver com arte é enfrentar os desafios, é recuperar os tempos em que tudo era emocionante: o mar, os carrinhos, as bonecas, as formigas, o gato e o cachorro, os cheiros, os amores e os livros. Só não me perguntem se tudo isso vale a pena, porque esse é o desafio de cada um, isto é, o de ampliar a alma, enriquecer a sua espiritualidade; porque, se a vida é muitas vezes trágica e sofrida, é também engraçada e divertida. Viver com arte é viver dentro da arte, é ser parecido com os artistas, ou melhor, é ser artista exagerado e excitado com o cotidiano desafio da criatividade.

FEINTECH - MAPIC 2009

SAIBA TUDO SOBRE A GRANDE FEIRA DE HORIZONTINA. ACESSE:



PARA TER SAÚDE É PRECISO LIVRAR-SE DOS BRANCOS

Quem são os brancos? – Os brancos são: O sal, o açúcar, a farinha, o amido, a banha e os médicos. Comece já e viva muito mais. No blog de hoje, começamos falando de hospitais, médicos e vamos continuar dentro desta linha, se um só dos nossos mais de 2 mil leitores em cada edição aproveitar e se preocupar com o que se está dizendo, já valeu a pena, e muito.

HOSPITAL REFERÊNCIA NACIONAL

Doente foi transferido do Hospital Osvaldo Cruz – Horizontina, para o complexo Santa Casa devido o alto risco da cirurgia. O procedimento foi realizado com sucesso e o médico informou: Entre 3 e 4 da madrugada o paciente volta para o quarto. O acompanhante esperou até as 7 horas e foi ao centro cirúrgico saber notícias do doente. Lá informaram que estava no quarto desde as 3 horas da manhã. Ele já nervoso e preocupado disse que vinha do quarto e lá não tinha ninguém. As 10 horas o paciente voltou ao quarto. Pasmem. A operação era de alto risco, o pós operatório complicado, e o doente foi colocado em outro quarto e ficou só, das 3 as 10 horas, sem assistência nenhuma. Quando finalmente chegou ao seu quarto, a primeira coisa que disse foi: Que saudade do bom atendimento do nosso Osvaldo Cruz. Este pequeno relato mostra o que é e o que acontece num hospital referência nacional. OBS. O paciente não estava baixado pelo SUS e sim em caríssimo particular.

AOS FÃS DO REFRIGERANTE.

Nos Estados Unidos, especialistas em saúde e nutrição começam a tratar o açúcar com o mesmo rigor que isolou o tabaco do convívio social – e o alvo número 1 é o refrigerante. Uma lata de 350ml de refri cola é igual a 10 colheres de chá de açúcar, que é igual a 150 calorias. Seu consumo diário é igual a 6,75 quilos a mais no fim de um ano.

O AÇÚCAR...

O dia em que um europeu colocou uma pitada de açúcar na boca, o mundo nunca mais foi o mesmo. A data não foi registrada e de lá para cá, na vertigem da descoberta do açúcar a civilização ocidental passou a mudar num ritmo intenso. "O açúcar redesenhou o mapa demográfico, econômico, ambiental, político, cultural e moral do mundo"diz a historiadora Elizabeth Abot. Em séculos de tragédia e gloria, o açúcar transformou a alimentação do ocidente, escravizou gerações de africanos nas Américas, foi combustível da revolução industrial, promoveu guerras e impérios, dizimou paraísos ecológicos, ergueu e pulverizou fortunas – e nos trópicos, moldou a identidade brasileira. Movida pela sua energia calórica , o mundo segue girando rápido, tão rápido que estamos agora na soleira de outra mudança vertiginosa: o açúcar começa a ser considerado um vilão da saúde humana, um veneno tão prejudicial que merece ser tratado com o mesmo rigor empregado contra – suprema decadência! – o tabaco.

VAI CONTINUAR CONSUMINDO AÇÚCAR?

70 % dos diabéticos morre de ataque cardíaco ou derrame cerebral. Até 20% morrem de falência renal. 10% desenvolvem deficiência visual grave e, depois de quinze anos de diabetes 2% ficam cegos. 50% são afetados por doenças nervosas que, quando combinados com problemas circulatórios nas pernas e aumentam o risco de amputações


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

à