quarta-feira, 29 de abril de 2009

PARA MEDITAR...

O importante na vida, não é o começo, não é o fim; não é o nascimento, não é a morte. É o desafio de cada dia e, dependendo disso, nós respondermos ao desafio, dos menores ao maior. A profissão que escolhemos, a mulher ou o homem que elegemos, o município onde vivemos, o trabalho que exercitamos, se cumprimos a nossa palavra ou não. A travessia, a dura travessia da vida, com todos os desafios que a cada momento se oferecem para termos critérios morais, liberdadece justiça ou o contrário, é isso que constitui a grande dificuldade, a substância da vida humana.
É uma travessia o que acontece aqui em Horizontina. Nós vamos atravessar este deserto, com o povo à frente, unido, porque assim jamais seremos vencidos. Para saírmos desse deserto de mesmice, de vergonhas e de humilhações em direção a um oásis, não um paraíso, porque seria demagógico prometer. Mas em Horizontina com sua geografia, com a sua população, com as suas potencialidades, nós podemos ter uma terra em que os benefícios do trabalho e da administração sejam compartilhados, através do bem-estar, com todos os munícipes.

O DESENVOLVIMENTO DA CULTURA CONSISTE EM SUPERAR LÓGICA.

Estamos aí nos preparando para uma nova edição da Feintech, e quem tem ido a feiras e exposições como Fenasoja, Fenamilho, Expofeira e tantas outras sai de lá dizendo: “É sempre a mesma coisa”. O que muda são os shows, o resto é o resto. Não fossem os shows, todas, ou quase todas seriam um fracasso de público e negócios.
Os comandantes destes eventos tem a tendência a pensar que só é verdadeiro aquilo que os seus olhos veêm. A cultura só progride quando se realizam atos fora do comum. Se combatemos todas as idéias novas e incomuns, perdemos a batalha da concorrência. Nosso país tem ficado para trás porque existem pessoas demais que respeitam a lógica. Quem só dá importância àquilo que é valorizado por existir não passa de um imitador, É preciso coragem para afirmar aquilo que é fora do comum, aquilo que ninguém, acredita. Talvez seja qualificado de “louco”. Num país onde todos são daltônicos, afirmar que o Sol é vermelho ou que determinada roupa é vermelha constitui um ato de heroismo, pois quem assim o fizer será considerado louco por inventar uma cor inexistente. Mas a verdade pode estar com um indivíduo entre milhões, apesar de ser muito difícil a uma só pessoa com visão convencer mil cegos. Entendo que temos que pensar no novo. Aquilo que ainda não foi feito. Tem que ousar. Quem se recusa a aceitar o que não é usual e habitual está condenado a repetir insucessos e malogros. Precisamos procurar contribuir para o desenvolvimento da cultura, atentos ao fato de que a logica não deve servir de limite para as nossas iniciativas.

TUDO QUE EU DEVO, GANHEI NO JOGO!

Tenho um amigo, ganha uma boa aposentadoria, mas a sua paixão pelo jogo lhe toma quase tudo que ganha, mas continua jogando e perdendo. Cá com os meus botões sempre o tive como um “Pato”. E agora descobri, lendo uma reportagem em uma revista que me caiu nas mãos, que menos é mais. Ou seja: As teorias clássicas sobre comportamentos humanos preveêm que um jogador aceitaria qualquer valor. Só que na prática não é bem isso que acontece. O jogador viciado, costuma rejeitar ofertas muito baixas – ele não se importa em ficar sem dinheiro, mas faz questão de prejudicar o adversário. Isso tem uma explicação. Monitorando o cérebro de voluntários, um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia fez uma descoberta surpreendente: As pessoas mais odeiam perder do que amam ganhar. Nas experiências, os voluntários tinham que fazer apostas num jogo em que as chances de vitória e derrota eram iguais. Quando ganhavam, o cérebro aumentava a produção de um neurotransmissor ligado ao bem-estar. A adopamina, quando perdiam, acontecia o efeito inverso – só que com intensidade maior. Muito maior. Em 2002, o psicólogo David Koehnemann, ganhou o premio Nobel de Economia com um estudo mostrando que, para o cérebro, a dor de uma perda é 200% mais forte que o prazer de um ganho. Isso explica o desespero que leva as pessoas a vender suas ações em epocas de baixa, mesmo sabendo que com isso podem estar jogando dinheiro fora. E agora José.

CADA PESSOA LIBERA 2 TONELADAS DE CO2 POR MÊS.

O cálculo leva em consideração o consumo de energia elétrica, de gás de cozinha e o tipo de transporte utilizado. Em relação ao consumo de energia elétrica o consumo médio por pessoa é de 100 KWh/mês, o que gera uma emissão de 0,32 tonelada de CO2. Por ano, a emissão passa a ser de 3,84 toneladas desse gás por habitante. Sobre o consumo de gás de cozinha por pessoa, o levantamento mostra que, no Brasil, a média é de quatro milímetros cúbicos por mês (ou três botijões por ano), o que perfaz uma média de 0,20 toneladas de CO2. Por ano, a emissão é de 2,4 toneladas. Por último, a média de combustível fóssil (petróleo e derivados) queimado por habitante, levando em conta que cada pessoa percorre cerca de 850 quilômetros por mês. Em um carro pequeno movido a gasolina, com motor até 1.4, cada pessoa liberaria 1,55 tonelada de CO2 na atmosfera por mês, ou 18,6 toneladas por ano. Resumindo, se uma pessoa consumir esses valores médios de energia elétrica, de gás e de combustível, estará liberando na atmosfera 2,07 toneladas de gás carbônico por mês, em média, ou 24,84 toneladas por ano. Para compensar esses níveis de emissões, a Iniciativa Verde recomenda que cada cidadão plante 14 árvores por mês ou 168 por ano, já que as árvores absorvem o gás carbônico.
Primordialmente o que a gente deveria fazer é consumir menos de tudo. Diminuir desde o nosso consumo de energia elétrica, apagando a luz quando sai de um ambiente, substituindo o nosso chuveiro elétrico por um aquecimento mais eficiente, utilizando mais o transporte público, dando carona para pessoas, tentando otimizar o uso dos recursos naturais, reduzindo o consumo e consumindo de maneira mais consciente".
Estamos falando do consumo e da poluição por pessoa. Mas bem que os Vereadores poderiam aprovar uma lei, obrigando pelo menos, que cada família plante as 168 árvores por ano, ao longo de nossas rodovias, arroios e estradas municipais. Viver num município com zero de emissão de CO2 além de ser muito saudável, daria um marketing espetacular.

GRIPE SUÍNA - MUNDO ESTÁ EM PÂNICO

que é gripe suína ?
É uma doença respiratória que atinge porcos causada pelo vírus influenza tipo A, que tem diversas variantes. Algumas das mais conhecidas são a H1N1, a H2N2 e a H3N2.
O atual surto, que teve início na América do Norte, é provocado por uma versão mutante do vírus H1N1 capaz de infectar humanos e se propagar de pessoa para pessoa.
Posso comer carne suina ?
Sim, não há evidência de que a gripe suína pode ser transmitida ao se comer carne de animais infectados.
Mas é essencial que a carne tenha sido cozida direito. Uma temperatura acima de 70 C mataria o vírus.
Sintomas da gripe suina
Os sintomas da gripe suína em humanos parecem ser semelhantes aos produzidos por gripes comuns, sazonais.
Esses sintomas incluem febre ( acima de 39 graus ) , tosse, garganta inflamada, dores pelo corpo, sensação de frio e fadiga.
Tratamento
As autoridades americanas dizem que duas drogas geralmente usadas para tratar casos de gripe, Tamiflu e Relenza, se mostraram úteis no tratamento de casos que aconteceram até agora.
Porém esses remédios devem ser ministrados nos estágios iniciais da doença para terem efeito.
O uso desses medicamentos também torna mais difícil que pessoas infectadas passem o vírus para outros.
Ainda não está claro que efeito as atuais vacinas podem ter para oferecer proteção contra o novo tipo do vírus, já que ele é geneticamente diferente de outros tipos.
Uma vacina foi desenvolvida em 1976 para proteger os seres humanos de um tipo de gripe suína. Porém a vacina provocou efeitos colaterais graves, com mais mortes por causa da vacina do que por causa do foco de gripe.

ÁGUA LIMPA NA TORNEIRA, SEM TRATAMENTO

Um dos exemplos mais bem-sucedidos de planejamento de Nova York é o da preservação de mananciais. A metrópole não tem uma única estação de tratamento. A água que sai das torneiras chega direto das Montanhas Catskills, a 200 quilômetros da cidade. Recebe só uma injeção de cloro, para cumprir a legislação, e uma pitada de flúor, para fortalecer os dentes. Nos restaurantes, quando o cliente pede água, é comum o garçom perguntar: "Bottle or tap?", "Garrafa ou torneira?" A qualidade é a mesma, mas a da torneira é de graça.
receita secreta é conservação. Nos anos 1990, quando a expansão urbana pôs em risco a qualidade da água, Nova York se viu diante de duas opções: construir estações de tratamento ou proteger represas da poluição. Optou pela segunda. Comprou terras no entorno dos mananciais e financiou programas de boas práticas agrícolas. "Preferimos manter a água limpa em vez de limpá-la", diz Kathryn Garcia, diretora de Projetos Estratégicos do Departamento de Proteção Ambiental. Desde 1997, Nova York investiu R$ 410 milhões na compra de 176 mil km quadrados de terra. A água é distribuída por dois túneis, inaugurados em 1917 e 1936.

Para ter água limpa em Horizontina além de pagar bem os agricultores para que cuidem dos mananciais, teremos que pagar bem aos cidadãos da cidade para que não poluam os arroios que levam a água até o local de captação da água que eles mesmos vão tomar depois. Portanto, aqui, o buraco é mais embaixo.

sábado, 25 de abril de 2009

A PAZ - (Segundo Saí Baba)

A verdadeira paz encontra-se em nosso coração; buscá-la fora de nós é desperdiçar o tempo. Tudo o que desejam ganhar está dentro de vocês...Muitas vezes digo que cada um não é uma pessoa, mas três: a que pensa ser, a que os outros creêm que seja e aquela que realmente é. A personalidade possui três facetas: corpo, mente e espírito. Nesses três aspectos, desenvolvam boas ações, boas idéias e bons pensamentos e a paz estará com vocês.

NÃO EXISTE DIA MELHOR QUE O DIA DE HOJE

Porque prefiro o dia de hoje? Porque gosto de pisá-lo firme, aproveitar o sol, ou estremecer de frio, sentir como cada instante me diz: presente! Sei que é muito breve, que logo passará, que não vou poder planejar demasiadamente, o dia de amanhã: é um lugar que ainda não existe.
Ontem fui. Amanhã serei. Hoje sou. Por isso, hoje te digo que te quero. Hoje te ouço. Hoje te peço desculpas por meus erros...Hoje te ajudo...Hoje compartilho o que tenho...Hoje me separo de ti sem guardar nenhuma palavra para amanhã. Porque hoje respiro, transpiro, vejo, penso, ouço, sofro, cheiro, choro, trabalho, toco, rio, amo. Hoje. Hoje estou vivo. Como tu.

QUATRO COMPROMISSOS IMPORTANTES PARA SEREM ASSUMIDOS

* Seja impecável com sua palavra. As palavras têm imenso poder e não devem ser usadas levianamente. Diga apenas aquilo em que acredita, usando corretamente sua energia. Fuja de mexericos e de comentários negativos: são pura magia negra. * Não leve nada para o lado pessoal. Quando alguém fala de você, está na realidade expondo a si mesmo. Não absorva insultos e não se deixe levar por adulações. Aprenda a se tornar imune às opiniões alheias. * Não tire conclusões. Atenha-se apenas à realidade imediata e concreta. Não imagine "coisas" sobre amigos e parceiros. Seja sempre claro e transparente e exija que os outros também o sejam, ignorando o que há de nebuloso ou mal-explicado. * Sempre dê o melhor de si. Em qualquer circunstância, mesmo nas situações mais insignificantes, faça o melhor -- nem mais, nem menos. Rejeite sacrifícios ou esforços extenuantes: faça o que pode, da melhor maneira possível.
Ensinamentos para incorporar diretrizes ao dia-a-dia, afastando o inferno da depressão, da insegurança e da dependência e conquistando a única e verdadeira liberdade -- a que vem da alma, aquela que cada indivíduo concede a si mesmo.

SUA VIDA MUDA QUANDO VOCÊ MUDA!!

Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar encontraram na portaria um cartaz enorme no qual estava escrito: "Faleceu ontem a pessoa que impedia seu crescimento na empresa.Você está convidado para o velório na quadra de esportes ". No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava bloqueando seu crescimento na empresa. A agitação na quadra de esportes era tão grande que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava: - Quem será que estava atrapalhando o meu progresso? - Ainda bem que esse infeliz morreu! Um a um, os funcionários, agitados, aproximavam-se do caixão, olhavam o defunto e engoliam em seco.. Ficavam no mais absoluto silêncio,como se tivessem sido atingidos no fundo da alma. Pois bem, no visor do caixão havia um espelho... e cada um via a si mesmo... Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: Você mesmo! Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida. Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida e; Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo

DESTRUIDOR INTELIGENTE

O homem destrói a natureza porque, estranhamente, não se considera parte dela. Comportamento, no mínimo, estranho. E perigoso. Quem pode desconhecer um único membro do corpo sem sofrer prejuízos?
O homem despreza o de que mais precisa, destrói bens essenciais irrecuperáveis e tenta afastar-se da Natureza como parte integrante de si próprio. E aonde chegou? Ainda não sabemos: o homem se perdeu de si mesmo.
Privilegiado pela inteligência - que usa ilegitimamente como arma -, o homem age como rei absoluto, superior, independente, despótico, que faz o que bem entende com outras formas de vida.
Acintoso, o predador egoísta durante tanto tempo, agora encolhe-se de medo com ameaças de que a temperatura de um planeta expoliado vai aumentar com imprevisíveis conseqüências: o mar já lhe bate à porta, peixes agonizam em rios poluídos ou secos, o verde deserta das lavouras e chuva e gelo não têm controle
O homem perde o poder. Fica de pernas quebradas no caminho que abriu. E cego no deserto que criou. E morre. Contra a vontade, por fim integrado, é merecedor de insólito epitáfio: "Aqui jaz um destruidor inteligente. Nasceu, viveu e morreu só. Integrado à força".

A POLÊMICA DA PROSTITUIÇÃO.

Se o corpo é seu, por que você não tem o direito de alugá-lo?)

Li este artigo numa revista e resolvi repassá-lo em forma de uma pesquisa. De que lado você está?

Em termos gerais, a discussão sobre a prostituição apresenta dois grupos: os abolicionistas e os pró-trabalhadores do sexo. Na hora da briga, os abolicionistas acusam os pró-trabalhadores de fazer lobby para a indústria do sexo, que perpetua a histórica desigualdade de gêneros à qual, ao que parece, estamos condenados.
Os pró-trabalhadores, por outro lado, acusam os grupos abolicionistas de querer higienizar a sociedade. “A intenção não é melhorar a vida das prostitutas, mas estabelecer uma sociedade que eles julgam ideal, onde não existe prostituição.
Todas as conclusões deixam claro que, se ainda não temos uma maneira eficiente para lidar com a prostituição, apesar dos milhares de anos que convivemos com a atividade, não é exatamente por falta de vontade.
Um tema complexo como esse requer um debate sério e corajoso. “Prostituição é um ótimo negócio e, exatamente por isso, os governos preferem ser hipócritas a encarar a situação”. E, se a hipocrisia é mesmo a reticência da vida, como escreveu José de Alencar, encarar o debate de frente é o primeiro passo para que essa discussão chegue a conclusões dignas de um ponto final.

PRESIDIOS SUPERLOTADOS

Cada vez que assisto uma reportagem de TV sobre os presidios brasileiros, me passa um frio pela espinha. Como pode uma coisa ser tão desumana. Como podem as autoridades em todos os níveis serem assim tão incenssíveis. Pensando sobre o assunto, me veio a mente uma parábola que li, um dia destes. Um jóvem perguntou: Que tipo de pessoa vive aqui? O velho respondeu com a mesma pergunta: Que tipo de pessoa vive no lugar de onde você vem? - Um magnifico grupo de pessoas, amigas, honestas, hospitaleiras. Fiquei triste por ter que deixá-las. - O mesmo encontrará por aqui - respondeu o ancião. Um homem que havia escutado as duas conversas perguntou ao velho: Como é possível dar respostas tão diferentes à mesma pergunta? - O velho respondeu: - Cada um carrega no seu coração o meio ambiente em que vive. Aquele que nada encontrou de bom nos lugares em que passou, não poderá encontrar outra coisa por aqui. Aquele que encontrou um bom ambiente alí, também o encontrará aqui, na verdade, a nossa atitude mental é a única coisa na nossa vida sobre a qual podemos manter controle absoluto.
Será esta a razão do estado dos nossos presídios e dos nossos presos? Será que a ambição universal dos homens é viver colhendo o que nunca plantaram?

sexta-feira, 24 de abril de 2009

O BEM E O MAL

Ouvi hoje de uma influente pessoa da nossa comunidade: Este mundo está perdido.Estamos caminhando rápidamente para o fim. Ninguém mais tem paz. O bem está deixando de existir.
Respondi-lhe com as palavras de Buda: A PAZ vem de dentro de você mesmo. Não a procure a sua volta. Depois, só, meditei sobre o assunto e percebi que muitas vezes, ao nos deparar com pessoas ou circunstâncias desagradáveis, que nos perturbam a paz interior, nos limitamos somente a evidenciar o aspecto menos agradável da situação. E essas questões como qualquer problema com o qual venhamos a nos deparar na vida, exige investigação para que se encontre a solução. Ninguém possui em sí o poder de modificar o mundo, e menos ainda, todas as pessoas em sua volta. Mas todos sem exceção, possuimos o poder de modificarmos a nós mesmos, diante de todas as pessoas e de todas as situações. Um gesto de tolerância pode minar o comportamento daquele que está irado, um gesto afetuoso poderá abrandar uma mente insensível, e um gesto de generosidade e de compaixão possui o poder de amolecer os mais duros corações. Apesar de todos os males do mundo, não temos o direito de duvidar do bem, pois este último está intimamente ligado ao primeiro, e enquanto o primeiro existir, terá sempre o poder de anular o segundo.

LIXEIRO OU EMBELEZADOR DA CIDADE?

Você pode simplesmente estar lavando louças, mas também pode estar higienizando os artigos de alimentação para seus filhos. Você pode exercer o ofício de cobrador de ônibus, mas você também pode ser um colaborador para que centenas de pessoas cheguem diáriamente ao seu destino. Você pode trocar um curativo, mas você também pode cooperar para que o ferimento daquela pessoa se cure. A vida nos proporciona inúmeras possibilidades, e a única coisa que constitui restrição para que façamos isso ou aquilo, é nossa própria mente. Quanto ao Lixeiro, eu o vejo bem mais importante do que aquele metido a besta , que tem posição social, e que suja a cidade. E vejo mais... Vejo o lixeiro fazendo mais pela ecologia, do que todos os nossos políticos juntos.

CONSUMISMO...

Mal passou a Páscoa, já começam as campanhas de venda para o dia das mães. Como se poderá ver, o consumo é uma ilimitada multiplicação de necessidades desnecessárias e os que acreditam que com o dinheiro tudo se pode fazer, estão indubitavelmente dispostos a fazer tudo por dinheiro. Mas é bom não esquecer: A primeira e a pior de todas as fraudes é enganar-se a sí mesmo. Depois disso, todo o pecado é fácil.

FARRA E MAIS FARRA

Não sei se de autoria dele ou plágio de alguém, mas meu velho e sábio pai sempre dizia: Legislativo e judiciário rico, povo pobre. E os exemplos estão aí, confirmando que o que ele dizia era verdade. Agencias de viagens clandestinas, dentro das duas casas do congresso. Presidente da suprema corte, utilizando-se dos serviços escandalosos da referida agência de viagens. Está começando a ficar palpável, que hoje a corrupção é bem maior no legislativo e judiciário do que no Executivo. Sinal dos tempos.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

O VALOR DAS COISAS... 2

Quando me vem a mente a atitude dos políticos, valorizando mais o salário e as diárias pagas pelo povo do que as leis e projetos em benefício da população , me da uma vontade louca de baixar o cacete neles. Mas daí me ocorre que a necessidade de cada um determina o valor real das coisas, assim como a espécie e o sentimento interior em relação a elas. Para o escorpião, o pântano lodoso é o seu paraíso. Para o verme, o maior tesouro são as águas paradas de uma poça. Para as andorinhas, a maior riqueza é a imensidão do céu azul que lhes confere liberdade. Faça como eu quando pensar nos políticos: Quais são as coisas que possuem maior importância para voce!

O VALOR DAS COISAS...

A farra das diáras nas Câmaras de Vereadores. A farra das viagens ao exterior com mulheres e familiares na Câmara Federal e no Senado. A Justiça dizendo que R$ 11.500,00 não influenciam uma eleição de poucos votos. Parece que algumas vezes, é peciso conhecer o ruim para dar valor ao que é bom. Bem como disse o grande sábio André Luiz "Para que os galhos de uma árvore cheguem até o céu, suas raízes precisam chegar até o inferno." Ou como disse Che Guevarra: "Derrota após derrota até a vitória final".

A SECA CONTINUA

60 dias sem chuva e a maioria dos municipios da região noroeste ja declararam situação de calamidade pública. E pelo que se pode ver, a chuva vai continuar ausente por mais uma porção de dias. Além do decreto de calamidade para receber uma grana a mais dos governos Estadual e Federal, o que mais os municipios e seus administradores fizeram de concreto para minimizar o problema no futuro? Quem não se lembra da última eleição para o governo do Estado? A Yeda se elegeu em cima da promessa de irrigar a lavoura gaúcha, no entanto a perda das lavouras foi grande, os açudes estão secos, os rios são filetes e a calamidade está aí?
Ou vamos todos pensar ecológicamente e agir pró-ativamente, ou a falada falta de água no futuro, vai acontecer bem antes do esperado. Pensem nisso.